Motoristas de aplicativo levam doadores de sangue ao Hemocentro

Motoristas de aplicativo levam doadores de sangue ao Hemocentro

"Campanha Transporte de Amor" tem como objetivo recompor o estoque de sangue

Cláudio Isaías

Motoristas de aplicativo realizaram a "Campanha Transporte de Amor" para recompor o estoque de sangue do Hemocentro

publicidade

Como parte da manifestação dos motoristas de aplicativo por melhores condições de trabalho, realizado na manhã deste terça-feira em Porto Alegre a "Campanha Transporte de Amor". Os profissionais da Uber, 99, Indriver e Cabify transportaram gratuitamente ao longo do dia doadores de sangue ao Hemocentro, no bairro Partenon, na zona Leste de Porto Alegre.

A profissional Carina Trindade, ligada a Associação Liga dos Motoristas de Aplicativos (Alma) disse que os motoristas das quatro empresas decidiram realizara uma boa ação. "O estoque de sangue está muito baixo nos hospitais e por esse motivo decidimos trazer gratuitamente os doadores ao Hemocentro. O transporte foi feito pelos motoristas que paralisaram suas atividades", ressaltou.

Segundo Carina Trindade, muita gente com receio de contrair a Covid-19 não tem ido até o banco de sangue dos hospitais ou até o Hemocentro. Os passageiros foram pegos em casa e levados até o Hemocentro. Conforme levantamento da associação, foram feitos agendamentos de pessoas residentes nas cidades de Guaíba, Esteio, Viamão, São Leopoldo, Canoas, Eldorado do Sul e Sapucaia do Sul e Porto Alegre.

"Estou muito feliz por estar participando de uma ação como essa. A doação de sangue é extremamente importante para salvar vidas", ressaltou. A motorista de aplicativo Elizabete Castro, 55 anos, decidiu doar para melhorar os estoques de sangue do Hemocentro. "É uma grande oportunidade poder fazer o bem. A doação de sangue é um gesto de amor", acrescentou.

Conforme Carina Trindade, os níveis de estoque dos hospitais de Porto Alegre e da Região Metropolitana estão críticos, diante do agravamento da pandemia do coronavírus no Estado. "As doações podem salvar vidas. Transportamos passageiros de graça que manifestaram interesse em doar sangue", destacou.

Os motoristas de aplicativos de Porto Alegre realizarão o transporte de doadores até às 16h. As pessoas que quiserem doar são transportadas de suas casas até o Hemocentro de Porto Alegre e levadas de volta aos seus lares de forma gratuita pelos motoristas de aplicativo da Uber, Cabify, Indriver e 99.

O Hemocentro é responsável pelo fornecimento de sangue e outros componentes para 40 hospitais de Porto Alegre, da Região Metropolitana e do Litoral Norte. Na Capital, o serviço atende a cinco hospitais: Pronto Socorro (HPS), Materno Infantil Presidente Vargas, Independência, Santa Ana e da Restinga Extremo-Sul.

Quem quiser doar deve se dirigir à sede da instituição, na avenida Bento Gonçalves, número 3.722, no bairro Partenon, na zona Leste de Porto Alegre, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para doar, a pessoa precisa estar com boas condições de saúde, alimentada, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, apresentar documento oficial de identidade com foto, não ter ingerido bebida alcoólica, não ter fumado no mínimo duas horas antes e ter dormido pelo menos seis horas antes da doação.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895