Mourão deve reinaugurar hoje estação brasileira na Antártica

Mourão deve reinaugurar hoje estação brasileira na Antártica

Governo federal investiu cerca de 100 milhões de dólares

Agência Brasil

Estação brasileira deverá ser reinaugurada nesta quarta-feira

publicidade

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, deve reinaugurar nesta quarta-feira a Estação Comandante Ferraz, base de pesquisa do Brasil na Antártica. Prevista para essa terça-feira, às 17h, a cerimônia teve de ser adiada porque as condições climáticas impediram a chegada do vice-presidente e demais autoridades ao local. A reinauguração deve ocorrer às 17h. O novo prédio, na ilha Rei George, na Baía do Almirantado, foi erguido ao lado da atual base, que tem estrutura provisória. O evento vai ser transmitido ao vivo pela TV Brasil e pelas redes sociais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). 

A Estação Comandante Ferraz foi criada em 1984, mas em 2012 sofreu um incêndio de grande proporções. Na ocasião, dois militares morreram e 70% das suas instalações foram perdidas. O governo federal investiu cerca de 100 milhões de dólares na obra, e a unidade recebeu os equipamentos mais avançados do mundo. No local, pesquisadores vão realizar estudos nas áreas de biologia, oceanografia, glaciologia, meteorologia e antropologia. 

O Brasil faz parte de um seleto grupo de 29 países que têm estações científicas na Antártica. Essa presença é muito importante porque, de acordo com o tratado antártico, só quem desenvolve pesquisas na região poderá definir o futuro do continente gelado.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895