MTG inicia a entrega dos alvarás para a montagem do Acampamento Farroupilha
capa

MTG inicia a entrega dos alvarás para a montagem do Acampamento Farroupilha

A autorização fica disponível na sede do movimento tradicionalista até a quinta-feira

Por
Cláudio Isaías

Representantes das entidades reclamaram da demora na entrega da documentação para a montagem

publicidade

O movimento foi intenso na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) na manhã desta terça-feira para a retirada dos alvarás para a montagem do Acampamento Farroupilha 2019. Desde cedo os representantes das mais de 340 entidades entre piquetes, Centro de Tradições Gaúchas (CTGs) e Departamento de Tradições Gaúchas (DTGs) estiveram na sede da instituição na rua Guilherme Schell, no bairro Santo Antônio, para a retirada do documento. O presidente do MTG, Nairo Callegaro, informou que caso alguém não conseguisse retirar o alvará terá toda a quarta e quinta-feira para buscar a autorização.

"A montagem das estruturas no Parque Harmonia começa nesta quinta-feira, e segue até o dia 31 de agosto", ressaltou.

Quem chegou cedo reclamou da demora na entrega dos alvarás. O patrão Vilson Alves, do Piquete Querência Gaúcha, da zona Sul de Porto Alegre, afirmou que a organização poderia ter ampliado o número de atendentes para agilizar o processo de entrega. Mesma reclamação foi feita pelo patrão Eurico Xavier, do Piquete Panela de Gancho, ao afirmar que a equipe está ansiosa para começar a montagem da estrutura no Parque da Harmonia.

"Os nossos convidados e amigos serão recebidos com muito carinho, churrasco e chimarrão", acrescentou.


Representantes das entidades reclamaram da demora na entrega da documentação para a montagem - Guilherme Testa
 

Callegaro destacou que o processo de entrega do documento foi um pouco mais lento já que a equipe do MTG realizou a conferência da documentação com todo o cuidado. Nesta terça-feira pela manhã, seguiam os trabalhos de montagem no parque das estruturas de água e luz por parte de uma empresa privada.

Callegaro acredita que a circulação no parque deve se aproximar de 1 milhão de pessoas, na mais importante festa tradicionalista do Rio Grande do Sul. O Acampamento Farroupilha 2019 será realizado de 7 a 22 de setembro no Parque Harmonia, em Porto Alegre.

O evento terá uma extensa programação cultural, rodeio e competições de laço, rédeas e gineteadas. O tema dos Festejos Farroupilhas deste ano será “Vida e Obra de Paixão Côrtes”, falecido em 2018, aos 91 anos. O evento começa no dia 7 de setembro com a chegada da Chama Crioula às 18h e abertura oficial do Acampamento Farroupilha. Logo após, às 20h, haverá a apresentação artística do CN Boitatá de São Borja, campeão de danças tradicionalistas da Força B do Enart 2018 e da 2ª Inter-regional do Enart 2018. A festa segue com a apresentação musical do grupo Alma Gaudéria, às 21h30min.

No domingo, dia 8 de setembro, às 17h, a atração fica por conta da apresentação da cantora Kassia Macedo, representante do DTG Rancho da Amizade, de Gravataí. Ela conquistou a primeira colocação na modalidade intérprete feminino do Enart 2018.

A festa terá a apresentação do CTG Laço Vermelho, de Bento Gonçalves, a partir das 18h. Eles conquistaram a primeira colocação de danças tradicionais da Força B da 3ª Inter-regional do Enart 2018. Ocorrerá ainda a apresentação musical do DT Querência das Dores, de Santa Maria, que conquistou o primeiro lugar na categoria conjunto instrumental do Enart 2018.