Municipários de Porto Alegre aprovam proposta para avançar na reposição salarial

Municipários de Porto Alegre aprovam proposta para avançar na reposição salarial

Valor de reajuste decidido na assembleia geral foi de 14,79%, além dos 4% pagos na folha de abril

Correio do Povo

Mesmo com o frio de 10 graus de segunda-feira à noite,o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) junto à categoria aprovou nova oferta de reposição salarial para ser entregue à comissão de negociação da Prefeitura. O ato aconteceu na quadra da Escola Imperadores do Samba, no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, oportunidade quando debateram a mais recente oferta de reposição apresentada pelo governo de Sebastião Melo no dia 10. A proposta fechada mediante votação dos presentes da assembleia geral foi de 14,79%, além dos 4% pagos na folha de abril, serão levados dois cenários de parcelamento do restante da reposição , sendo um de 5,83% em maio e 4,29% em novembro ou 5,06% em maio e 5,06% em novembro. O vale vale-alimentação com reajuste de 25% a partir de maio, biênio 2012/14 com início de pagamento regular em julho com atualização nominal dos valores e retroativos em 70 parcelas e abertura de processo do biênio 2014/16 a partir de novembro.

publicidade

Mesmo com o frio de 10 ºC em uma segunda-feira à noite,o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) junto à categoria aprovou nova oferta de reposição salarial para ser entregue à comissão de negociação da Prefeitura. O ato aconteceu na quadra da Escola Imperadores do Samba, no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, oportunidade quando debateram a mais recente oferta de reposição apresentada pelo governo de Sebastião Melo no dia 10.

A proposta fechada mediante votação dos presentes da assembleia geral foi de 14,79%, além dos 4% pagos na folha de abril, serão levados dois cenários de parcelamento do restante da reposição, sendo um de 5,83% em maio e 4,29% em novembro ou 5,06% em maioe 5,06% em novembro. O vale vale-alimentação com reajuste de 25% a partir de maio, biênio 2012/14 com início de pagamento regular em julho com atualização nominal dos valores e retroativos em 70 parcelas e abertura de processo do biênio 2014/16 a partir de novembro.

O valor do vale-alimentação e o reajuste dos biênios permaneceram os mesmos ofertados pela terceira negociação proposta pela prefeitura. O diretor-geral do Simpa, João Ezequiel da Silva, voltou a reforçar que os últimos seis anos, a Prefeitura de Porto Alegre não corrigiu os salários dos servidores pela inflação, situação que gerou uma defasagem, até abril, de 32,30%, usando como fonte o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) para justificar o percentual. “Temos uma divergência quanto a esse percentual, mas a gestão atua quer manter o reajuste de 10,06%, o que é inferior ao valor desde que o Melo assumiu”, comentou.

A terceira proposta disponibilizada pela gestão municipal foi de 10,06% em três parcelas de 4%, uma já paga em abril, 3% para julho e o saldo em novembro, reajuste de 25% do vale-refeição a partir de maio, progressões funcionais do biênio 2012/14, com início do pagamento em julho com os valores retroativos em 70 parcelas iguais aos servidores ativos mediante cronograma de pagamento, no mesmo período, para os inativos, e progressões funcionais do biênio 2014/16, com abertura do processo em novembro.

Outras reivindicações aprovadas foram a atualização dos valores nominais, tanto da reposição da inflação quanto das progressões, à época do vencimento das parcelas,  reconhecimento das perdas salariais e compromisso do governo em fazer a reposição da inflação de acordo com o IPCA nas datas-bases de 2023 e 2024.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895