Museu do Comando Militar do Sul é reinaugurado em Porto Alegre

Museu do Comando Militar do Sul é reinaugurado em Porto Alegre

Após revitalização, local reabre para visitas gratuitas no próximo sábado

Cláudio Isaías

Museu suspendeu atividades ao público em março de 2020 por conta da pandemia

publicidade

Com a presença do comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, o Museu Militar do Comando Militar do Sul (CMS) foi reinaugurado nesta quarta-feira. O prédio localizado na rua dos Andradas, 630, no Centro Histórico de Porto Alegre, abriga o acervo histórico da instituição militar. O local passou por revitalização que durou um ano e meio para se adequar às normas do Instituto de Pesquisa Histórica Nacional.

A reinauguração também contou com a presença do general de Exército, Valério Stumpf Trindade, comandante Militar do Sul, e representantes do Exército, da  Marinha e da Aeronáutica. O general Stumpf disse que o Exército atua também na preservação do patrimônio histórico. "Conseguimos entregar a comunidade gaúcha o mais moderno e interativo museu. O nosso objetivo é oferecer uma melhor compreensão da história militar brasileira", acrescentou. Já o general Oliveira, comandante do Exército, disse que o estava agradecido de compartilhar de um momento tão especial do Comando Militar do Sul que foi a reinauguração do museu militar do CMS.   

O museu possui uma coleção com aproximadamente seis mil itens. O que chama a atenção são os blindados, mas também há canhões portugueses de 1799 ou equipamentos utilizados durante a Guerra do Paraguai. Terceiro mais visitado em Porto Alegre, conforme informações do CMS, o espaço cultural reabre no próximo sábado, às 10h. O local conta com blindados, viaturas, canhões, capacetes e uniformes militares. A visitação é aberta ao público, com limitação de entrada devido à pandemia da Covid-19. O horário de funcionamento é das 10h às 17h nos finais de semana. Durante a semana abre de terça até quinta-feira, das 10h  às 16h. Na sexta-feira, das 8h às 12h. O agendamento de grupos pode ser realizado pelo telefone (51) 3226. 5883. A entrada é franca.

O museu foi fechado em março de 2020, por conta da pandemia, e passou por uma restauração completa a partir de maio do ano passado. Antes da pandemia da Covid-19, aproximadamente mil pessoas visitavam o museu aos finais de semana, segundo a 2ª tenente Anna Juliace, museóloga do Exército. Além disso, cerca de três turmas de escolas visitavam o espaço. A expectativa é de que o público aumente, considerando o longo período de fechamento dos equipamentos culturais em razão da pandemia.

Anna Juliace explicou que o museu contribui para contar a história militar do Brasil. “O prédio é da época da Guerra do Paraguai. Com o passar do tempo ficou com o Exército e um acervo bastante rico foi formado. Com isso, a ideia é aproximar esse material da população”, ressaltou. 

O Museu Militar do CMS (também conhecido como Museu do Exército) está localizado próximo à Igreja Nossa Senhora das Dores, na rua dos Andradas 630, em um prédio histórico do século XIX. O Museu Militar do CMS ocupa o antigo prédio do anexo do Arsenal de Guerra da Província, a construção foi iniciada na administração do Conde da Boa Vista, sendo Diretor o Tenente-Coronel José Joaquim de Lima e Silva, e foi terminado na administração do Barão Homem de Mello.

O prédio na rua dos Andradas possui um desenho simétrico, com duas fachadas opostas de dois pisos unidas por alas térreas, com um grande pátio central a céu aberto, inaugurado em 1867. O museu foi idealizado no ano de 1994 pelo então comandante da 3ª Região Militar, o General de Divisão João Carlos Rotta com o intuito de preservar conservar e expor objetos históricos do Exército Brasileiro e do CMS, que compreende os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O local foi inaugurado em 25 de maio de 1999. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895