Mutirão atende imigrantes na Ufrgs e oferece vagas de emprego

Mutirão atende imigrantes na Ufrgs e oferece vagas de emprego

Ação acontece até sexta-feira, das 8h30min às 18h

Claudio Isaías

publicidade

Os imigrantes venezuelanos, haitianos, senegaleses e colombianos foram atendidos nesta quarta-feira no mutirão realizado para regularização de residência de imigrantes no Brasil. A iniciativa que também ofereceu vagas de emprego por intermédio do Sine Municipal foi feita no salão de atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

A ação de regularização do Registro Nacional Migratório (RNM) acontece até sexta-feira, das 8h30min às 18h. Funcionários da Polícia Federal atendem os estrangeiros que tiveram a documentação cadastradas previamente por instituições e entidades de apoio.

O agente da Polícia Federal Dagoberto Barreto informou que a expectativa é que cerca de 950 imigrantes se regularizem até o fim do mutirão. No saguão da reitoria, os servidores da PF prestaram o atendimento para coleta de dados biométricos, fotografia e assinatura digital dos documentos pelos imigrantes.

Conforme Barreto, não serão atendidos os estrangeiros cuja documentação não tenha sido analisada antecipadamente pelas instituições de apoio e pela Polícia Federal. Em um outro ambiente do salão de Atos da Ufrgs, uma equipe do Sine Municipal realizou a oferta de vagas de emprego oferecida a estrangeiros pelo Sheraton Hotel. Foram oferecidas vagas de manobrista, mensageiro, cozinheiro, auxiliar de cozinha e auxiliar de alimentação.

Segundo Barreto, com a realização do RNM, os imigrantes passam a integrar a vida social do Brasil no caso do acesso ao serviço de saúde, escola e mercado de trabalho. Outras empresas de Porto Alegre estarão hoje e amanhã participando do mutirão. A ideia da Polícia Federal no futuro é realizar o mutirão nas cidades do Interior do Estado e também em outras cidades brasileiras.

Duas empresas parceiras do Sine Municipal realizaram entrevistas diretas no local para vagas de acordo com o perfil profissional dos candidatos. Também foi realizado o cadastro para futuras vagas. “O importante é destacar que os imigrantes já foram previamente cadastrados pelas instituições e agendados pela Polícia Federal para o atendimento. Com a documentação regularizada, o Sine busca ajudar em mais um passo para que esses imigrantes se integrem totalmente à vida da cidade, com autonomia financeira de forma legal”, destacou o diretor do Sine Municipal, Adriano Weimann.

O mutirão tem o apoio da Ufrgs e das instituições: Organização Internacional para as Migrações (OIM/ONU), prefeituras de Porto Alegre, Cachoeirinha, Canoas, Esteio e Santo Antônio da Patrulha, Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, Cruz Vermelha, Associação do Voluntariado e da Solidariedade, Associação Beneficente São Carlos, Centro Ítalo Brasileiro de Assistência e Instrução às migrações (CIBAI Migrações), Centro de Atendimento ao Migrante de Caxias do Sul, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais e Aldeias Infantis SOS Brasil.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895