Mutirão inicia limpeza na Orla Moacyr Scliar após festa de Réveillon 2020
capa

Mutirão inicia limpeza na Orla Moacyr Scliar após festa de Réveillon 2020

Cerca de 40 garis foram mobilizados para recolher sujeira na manhã desta quarta-feira

Por
Correio do Povo

Garis estão no local para limpeza da Orla Moacyr Scliar que recebeu festa de Ano Novo

publicidade

Um mutirão de limpeza foi deflagrado ao amanhecer desta quarta-feira, dia 1º de janeiro, na Orla Moacyr Scliar, perto da Usina do Gasômetro, após a celebração do Réveillon 2020 POA Pra Frente, Feliz Ano Novo Pra Gente. Uma equipe de cerca de 40 garis da Cootravipa, que trabalha para o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), foi mobilizado a partir das 6h30min para recolher a sujeira deixada por toda a parte. 

Garrafas vazias, copos plásticos, sacos contendo lixos e tampinhas, entre outros materiais descartados no chão pelo público estimado em torno de 160 mil pessoas, estão sendo recolhidos e colocados em caminhões coletores. Um caminhão pipa também está no local para uma eventual necessidade de lavagem. A retirada dos banheiros químicos no local também é feita e a estrutura dos shows que animaram a virada do Ano Novo está sendo desmontada. Já o 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e a Guarda Municipal permaneciam no local. 

Após festa de Ano Novo, Orla amanheceu com muita sujeira. Foto: Guilherme Almeida

Frequentadores habituais da orla reclamaram da sujeira deixada no local. Com exceção das 50 lixeiras duplas, uma de 20 litros e outra de 40 litros, que estavam cheias, um ciclista que transitava na ciclovia fez questão de verificar os dez contentores triplos extras, com capacidade de até 240 litros cada, que estavam disponíveis. "Estão quase vazios", lamentou, atribuindo o fato à falta de educação da população. 

Uma senhora que fazia a caminhada habitual igualmente reclamou da sujeira deixada pelo público. O DMLU está também com equipes em outros pontos da cidade, como no bairro Cidade Baixa, onde atuam 20 garis desde às 8h.