Mutirão recolhe duas toneladas de entulhos na orla do Guaíba

Mutirão recolhe duas toneladas de entulhos na orla do Guaíba

Prefeito Sebastião Melo anuncia operação de limpeza por quatro anos em Porto Alegre

Correio do Povo

publicidade

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, anunciou na manhã deste sábado que uma permanente operação de limpeza será realizada em toda a cidade ao longo dos quatro anos de sua gestão. O anúncio ocorreu durante o mutirão de retirada de lixo realizado entre 9h e 12h na orla do Guaíba, no trecho entre a Fundação Iberê Camargo e o estádio Beira-Rio. Cerca de duas toneladas de entulhos foram recolhidas por voluntários e equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Entre o material foram encontrados até bicicleta, colchão, pneu, lona e caixa de descarga de privada. 

O próprio Sebastião Melo participou da coleta do lixo acumulado nas margens da orla. “Eu tinha expectativa de não recolher nada, mas infelizmente recolhemos muita coisa. É muito triste”, admitiu. “Este lixo não cai do céu. Ele é da mão humana. São das pessoas que não cuidam da cidade e que jogam nos arroios”, declarou, citando como exemplo o caso do riacho Dilúvio. Entre as últimas segunda-feira e quinta-feira, o DMLU recolheu em torno de oito toneladas de resíduos ao longo da orla, aproveitando o recuo das águas do Guaíba.

“A finalidade desta ação foi pedagógica e mostrar para o cidadão que ele é parte da solução ...e uma parte majoritária”, enfatizou o prefeito. “É um conjunto de ações que a gente precisa fazer, mas começa com a conscientização. Se não tiver conscientização, o resto não adianta”, observou. “Esta é a realidade. Nossa equipe não cuida sozinha da cidade. Então, eu apelo que a população nos ajude”, pediu. “Quem ama, cuida. Esse é o caminho”, complementou.

“Estas ações cuidadoras não serão de início de governo, mas serão de quatro anos. Vou fazer também em bairros e vilas, não apenas na orla”, garantiu. Valões, arroios, terrenos e lixões irregulares serão alguns dos alvos. De acordo com o prefeito, quem coloca lixo no lugar errado será multado.

Ele lembrou que a prefeitura mantém a limpeza regular tanto da orla como da cidade, mas a população precisa colaborar e não jogar lixo por toda a parte. “Se as pessoas não fizessem isso, a gente teria mais recursos para programas, creches, tapa-buraco…”, recordou o prefeito, referindo-se aos custos com a contração dos serviços. “A cidade gasta uma dinheirama na limpeza, mas enxuga gelo todos os dias”, lamentou. Sebastião Melo apontou também os custos no tratamento com produtos químicos devido à “péssima qualidade” da água captada no Guaíba.

Durante o mutirão na manhã deste sábado na orla, os voluntários receberam sacos plásticos de 100 litros para a coleta dos resíduos descartados irregularmente no local. Todos usaram máscaras de proteção e luvas, além de respeitarem o distanciamento. Já uma equipe do DMLU atuou com garis e dois caminhões.

O diretor-geral do DMLU, René Souza, explicou que o material recolhido foi encaminhado para a Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro, sendo levado depois para o aterro sanitário no município de Minas do Leão. “O material trazido pela correnteza que fica visível quando o nível das águas está mais baixo nos mostra que ainda há muito descaso com o lago e que precisamos trabalhar a responsabilidade de todos com o destino ambientalmente correto dos resíduos”, advertiu. 

Já o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, destacou que o mutirão foi uma ação que faz parte das metas do governo de melhorar os cuidados com a cidade. “Demonstra a cooperação entre o poder público e a comunidade. Queremos mostrar que os porto-alegrenses também têm que fazer a sua parte, cuidando, fiscalizando e realizando o descarte adequado do lixo”, ressaltou.




Foto: Mauro Schaefer


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895