Nasa encontra material orgânico entre as rochas do planeta Marte

Cientistas acreditam que descoberta pode ser uma prova de que houve vida no planeta

Nasa encontra material orgânico antigo em Marte

A Nasa divulgou nesta quinta-feira que foi encontrado um material orgânico no planeta Marte. De acordo com o estudo da agência publicado na revista Science, as descobertas, que são moléculas orgânicas “duras” em rochas, com cerca de três bilhões de anos, podem ser uma evidência de que houve vida no passado no Planeta Vermelho.

Segundo os cientistas, embora não seja necessariamente uma prova concreta, a descoberta do material é um bom sinal para futuras missões explorando a superfície e subsuperfície do planeta. "Com essas novas descobertas, Marte está nos dizendo para manter o curso e continuar buscando evidências de vida”, afirmou Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas na sede da Nasa, em Washington, Estados Unidos. "Estou confiante de que nossas missões contínuas e planejadas irão desbloquear ainda mais descobertas de tirar o fôlego no Planeta Vermelho", disse.

Segundo os pesquisadores, ainda que a superfície de Marte não seja apropriada para vida hoje, há evidências claras de que em um passado distante o clima permitiu a existência de água, fundamental para a vida como conhecemos. As moléculas orgânicas contêm carbono e hidrogênio, e que também podem incluir oxigênio, nitrogênio e outros elementos, informou Nasa. Embora associados à vida, as moléculas podem ser criadas por processos não biológicos e não necessariamente indicam vida humana.

"Encontrar antigas moléculas orgânicas nos cinco primeiros centímetros de rocha que foram depositadas quando Marte pode ter sido habitável, é um bom presságio para nós aprendermos a história de moléculas orgânicas em Marte com futuras missões que serão aprofundadas", declarou Jen Eigenbrode do Centro de Vôo Espacial Goddard da Nasa.