No Dia da Dança, bailarinos realizam mutirão de limpeza na orla do Guaíba, em Porto Alegre
capa

No Dia da Dança, bailarinos realizam mutirão de limpeza na orla do Guaíba, em Porto Alegre

Ação ocorreu na praia de Ipanema durante a manhã deste domingo

Por
Henrique Massaro

Atividades na praia de Ipanema comemoraram o Dia Internacional da Dança

publicidade

Mais do que uma forma de expressão da arte. Durante o Dia Internacional da Dança, celebrado neste domingo, duas escolas de Porto Alegre resolveram conciliar suas aulas com a sustentabilidade. Ao longo da manhã, o grupo se reuniu na orla de Ipanema, na zona Sul, para dançar, falar sobre o tema e realizar um mutirão de limpeza na praia. “A gente objetiva formar cidadãos, mais do que bailarinos”, explicou a professora de dança Samanta Bueno Medina, idealizadora da atividade de ontem. 



De acordo com ela, sua escola, que ensina crianças de 2 a 9 anos, busca sempre trabalhar a dança através de temáticas com impacto social, como a sustentabilidade. A ideia, segundo Samanta, começou há 17 anos, quando trabalhava em escolas de Educação Infantil e sentiu a necessidade de contar histórias para se aproximar dos pequenos.

Ao longo de uma das atividades, que tiveram a participação de crianças e adultos, uma música tocava e era interrompida de surpresa. Samanta, então, falava algum material e, de acordo com o seu tempo de decomposição, os participantes tinham que obedecer a um comando específico. Por exemplo, quando ela dizia "papel", eles apenas tocavam nas mãos uns dos outros, já que trata-se de algo que se decompõe mais rapidamente. No caso do vidro, que demora muito mais tempo, eles precisavam se abraçar, o que também era mais demorado.

A iniciativa foi feita pelo Studio Samanta em parceria com as Filhas de Rá, que ministraram também uma aula de dança do ventre na orla. Depois disso, todos os participantes realizaram a limpeza da orla. De acordo com a idealizadora, essa foi a primeira edição da aula aberta em Ipanema e a ideia é que o evento se torne anual. Interessados em ajudar na realização de atividades como essa podem ter mais informações através do site.