Nova área de check-in, embarque e desembarque do Salgado Filho inaugura nesta terça

Nova área de check-in, embarque e desembarque do Salgado Filho inaugura nesta terça

Ainda este ano o Terminal 2 deve encerrar as atividades como terminal de passageiros e deve ser mantido como prédio administrativo

Jessica Hübler

Com 40 balcões de check-in, o espaço - com 35 mil metros quadrados - oferecerá mais conforto e dinamismo ao processo

publicidade

A nova área de check-in, embarque e desembarque do Terminal de Passageiros 1 do Porto Alegre Airport - Aeroporto Internacional Salgado Filho, começa a funcionar nesta terça-feira. A Fraport Brasil - Porto Alegre está entregando mais uma fase das obras de ampliação e retrofit (reforma), com 50% dos trabalhos finalizados.

A partir desta terça-feira as companhias aéreas que atuam no Terminal 1 passarão a realizar as operações de check-in de voos domésticos e internacionais, de forma gradativa, na área de expansão. Até o final da semana, conforme expectativa da Fraport, todas as companhias aéreas já devem estar operando no novo espaço, para que seja possível isolar o ambiente antigo para a nova etapa da reforma. Os passageiros poderão entrar pelas duas novas portas, localizadas na sequência das três atuais no segundo nível do Terminal 1, que darão acesso direto ao atendimento das companhias.

Com 40 balcões de check-in, o espaço - com 35 mil metros quadrados - oferecerá mais conforto e dinamismo ao processo. No total, o Terminal 1 terá 73 mil metros quadrados e cerca de 130 espaços comerciais. Na antiga área, os passageiros contavam com o atendimento de 28 guichês. No mesmo dia, os passageiros de voos domésticos passarão a realizar o embarque e o desembarque também em novo espaço, na área de ampliação.

Após realizar o check-in (no 2º piso) o passageiro deverá subir ao 3º piso para passar pelos novos equipamentos de inspeção de segurança e seguir o fluxo para o embarque. A nova sala de embarque ficará no píer, que conta com seis novos portões (119 a 124) e três novas pontes. Os atuais portões de embarque (1 a 8) terão a sua nomenclatura alterada para: 103, 104, 105, 106, 106R, 107, 108 e 109, respectivamente. O portão 106R será destinado ao embarque doméstico remoto e extinto após a finalização das demais obras.

Foto: Mauro Schaefer
Os passageiros de destinos nacionais que chegarem ao Porto Alegre Airport realizarão o desembarque por uma nova área, separada do desembarque de voos internacionais, e também na estrutura de ampliação. Três novos carrosséis estarão à disposição para a retirada de bagagens. No segundo trimestre deste ano, também será entregue o novo Edifício Garagem, que disponibilizará 1.050 novas vagas para estacionamento.

Com um investimento de R$ 1,8 bilhão, a expectativa é de concluir a expansão do terminal até outubro de 2019 e a extensão da pista até 2021. De acordo com o diretor de infraestrutura da Fraport Brasil - Porto Alegre, Marcel Moreno, o aeroporto opera atualmente com 8 milhões de passageiros por ano e, após as obras, a expectativa é duplicar o atendimento.

Ainda este ano o Terminal 2 deve encerrar as atividades como terminal de passageiros e deve ser mantido como prédio administrativo. Como esta é a entrega de uma fase da obra, alguns serviços ainda não estarão disponíveis para os passageiros, como restaurantes, cafeterias e lojas, bem como o ambiente continuará com a circulação de operários, com barulho de equipamentos e poeira.

Por este motivo, a Fraport Brasil - Porto Alegre “pede desculpas e reforça que está empenhada para, no segundo semestre deste ano, apresentar um aeroporto mais moderno, com padrões internacionais de segurança, serviços e operações para os seus passageiros e usuários”.

A Fraport Brasil - Porto Alegre é uma Sociedade de Propósito Específico criada para a ampliação, modernização e manutenção da infraestrutura aeroportuária do Porto Alegre Airport - Aeroporto Internacional Salgado Filho. O contrato de concessão tem sua vigência por 25 anos, contados a partir de 29 de agosto de 2017, tendo a concessionária assumido integralmente as operações do aeroporto em janeiro de 2018. A empresa é subsidiária da Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide, operadora aeroportuária que controla o Aeroporto de Frankfurt, o maior da Alemanha e um dos cinco maiores aeroportos da Europa.

Além disso, o grupo atua em mais de trinta outros aeroportos ao redor do mundo, principalmente por meio de participação acionária e consultoria. Em conjunto com o Fortaleza Airport, também arrematado na quarta rodada de concessões aeroportuárias, o Porto Alegre Airport marca a entrada do Grupo Fraport no Brasi


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895