Novo Hamburgo e São Leopoldo mantêm a suspensão de racionamento

Novo Hamburgo e São Leopoldo mantêm a suspensão de racionamento

Atual nível do rio dos Sinos é satisfatório

Camila Kila / Rádio Guaíba

publicidade

O Serviço Municipal de Água e Esgoto de São Leopoldo (Semae) e o Consórcio Pró-Sinos suspenderam, nesta segunda-feira, o rodízio no fornecimento de água no município por pelo menos uma semana. A decisão, tomada temporariamente no sábado e mantida hoje, foi baseada no alto nível do rio dos Sinos no momento. Na última medição na área do Semae, as águas atingiam 3,6 metros – um a mais que na medição anterior, nesse sábado. 

O diretor executivo do Pró-Sinos, Julio Dorneles, disse que serão mantidas as ações de fiscalização sobre o desperdício para evitar novo racionamento aos moradores e produtores de arroz da região. De acordo com a estimativa do Consórcio, caso não haja volumes elevados de chuva nas próximas semanas, a situação deve ficar crítica novamente a partir do dia 24.

No mês de novembro, o nível médio do Sinos em São Leopoldo ficou em 1,63 metro. Já a média de dezembro foi de 1,22 metro. Nos períodos em que não há falta de chuva, as águas medem cerca de 2,5 metros no local.

Na próxima semana, haverá nova reunião para analisar a possibilidade de prorrogação da medida, de acordo com o nível do rio dos Sinos. Em Novo Hamburgo, a Prefeitura e a Comusa – Serviços de Água e Esgoto optaram por encerrar o racionamento instaurado na cidade desde dezembro em razão da estiagem. 

Devido à seca, 282 municípios do Rio Grande do Sul decretaram situação de emergência, de acordo com a Defesa Civil. A estiagem afeta diretamente mais de 1,6 milhão de pessoas no Estado.
 
Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895