Novo lote de vacinas da Coronavac é distribuído no Rio Grande do Sul

Novo lote de vacinas da Coronavac é distribuído no Rio Grande do Sul

Doses irão imunizar idosos de 73 a 76 anos

Cláudio Isaías

publicidade

O lote da vacina Coronavac, um total de 318,2 mil doses, que chegaram ao Rio Grande do Sul foram distribuídas na manhã desta quinta-feira pela Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), para as coordenadorias regionais de saúde. Os lotes do imunizante contra a Covid-19 chegaram ao Estado nessa quarta. A entrega das doses ocorreu com apoio terrestre de viaturas da Brigada Militar, e de aeronaves da Polícia Civil e da Brigada Militar. 

Desde cedo, a movimentação de vans de Porto Alegre, no caso da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e das prefeituras do interior do Estado foi tranquila na frente da sede da central na avenida Ipiranga, na zona Leste de Porto Alegre. Viaturas da Brigada realizaram a segurança no local. A vacina será destinada para idosos de 73 a 76 anos, profissionais de saúde ainda não imunizados e bombeiros militares operando em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fazem parte da população que poderá tomar a primeira dose da vacina contra o coronavírus nos próximos dias. 

Foto: Alina Souza

Aeronaves da Brigada Militar e da Polícia Civil transportaram na manhã desta quinta caixas térmicas com a vacina para sete cidades, atendendo 13 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) do interior, que abrangem um total de 346 municípios, quase 70% do território gaúcho. As coordenadorias de Porto Alegre (1ª), Cachoeira do Sul (8ª), Santa Cruz do Sul (13ª), Lajeado (16ª) e Osório (18ª), que abrangem os outros 151 municípios, enviaram veículos para retirada das doses diretamente na Ceadi. Esta foi a oitava rodada de transporte aéreo de vacinas pelas forças de segurança.

No total, as aeronaves contabilizam cerca de 30 horas de voo, que somam mais de 12 mil quilômetros em itinerários pelo interior do Rio Grande do Sul. O helicóptero da Brigada Militar transportou vacinas para Caxias do Sul, com a carga da 5ª CRS. O avião King Air, da Brigada Militar, decolou para fazer um roteiro de cinco cidades: Erechim, Palmeira das Missões, Santo Ângelo, Bagé e Pelotas. O helicóptero da Polícia Civil transportou as doses da Coronavac para a 4ª e a 10ª CRS, na cidade em Santa Maria.

Grupos que serão imunizados são definidos 

Os grupos que serão vacinados com as novas doses da Coronavac foram definidos na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com participação da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS). Os municípios da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Osório, receberão quatro mil doses a mais para compensar as da primeira aplicação realizadas no Litoral Norte durante o período de veraneio, em vez de ocorrerem no município de origem do vacinado. Mil doses ficarão armazenadas na Ceadi, em Porto Alegre, para repor ampolas que tenham sofrido variação de temperatura para mais de oito graus em algum momento do trajeto até o destino.  

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, informou que todas as doses distribuídas nesta etapa serão referentes à primeira aplicação. “Frente à atual produção do Butantan e considerando que temos margem ainda de, pelo menos, duas semanas até precisarmos vacinar com a segunda dose as pessoas contempladas pela última remessa, decidimos usar todo o estoque atual para a primeira dose de mais gaúchos, e não reservar doses para a dose dois”, explicou.

Foto: Alina Souza

Arita disse que os municípios que já concluíram a vacinação dos idosos na faixa etária definida e ainda restarem doses para esse grupo, podem abrir para a idade imediatamente anterior. "Por exemplo, os municípios que já vacinaram todos os idosos de 73 anos ou mais, podem começar a vacinar quem tem 72 anos”, acrescentou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895