Obra do Dmae deixa 12 bairros sem água nesta quinta em Porto Alegre

Obra do Dmae deixa 12 bairros sem água nesta quinta em Porto Alegre

Normalização do sistema deve ocorrer durante a sexta-feira

Rádio Guaíba

Após o serviço, a água poderá retornar turva ou não transparente, alerta Dmae

publicidade

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza na noite desta quinta-feira uma obra de substituição do registro na adutora Cascatinha-Catumbi, localizada na rua Fonseca Ramos, no bairro Medianeira, na Zona Sul de Porto Alegre. Em decorrência do serviço, 12 bairros terão o abastecimento interrompido, a partir das 20h. Os trabalhos devem se estender até a madrugada de sexta-feira.

Entre os bairros afetados estão Aparício Borges, Campo Novo, Cascata, Cavalhada, Cristal, Belém Velho, Glória, Medianeira, Nonoai, Santa Tereza, Teresópolis e Vila Nova. A previsão é normalizar o abastecimento durante a sexta-feira, podendo demorar mais nas partes altas da rede distribuidora. O departamento recomenda aos moradores que reservem água para uso básico, em função do calor, e porque os trabalhos envolvem canalização de grande porte – de 900 milímetros (90cm) de diâmetro. Se chover forte, o serviço poderá ser transferido para outra data.

Veja Também

Após a conclusão do serviço, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferente da energia elétrica, que é quase instantânea. Isso porque a distribuição só reinicia depois que os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) acumulam nível de água suficiente para bombear, caso contrário os motores queimam.

Como regra, a água que chega à rede vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e nas pontas da rede distribuidora. O forte calor faz aumentar o consumo de água, atrasando ainda mais a normalização nesses locais.

Após o serviço, a água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895