Obra do Largo dos Açorianos está em fase de conclusão

Obra do Largo dos Açorianos está em fase de conclusão

Apesar disso, Smam informou que ainda não há uma data para a inauguração do espaço

Correio do Povo

Ordem de início da reurbanização foi assinada em outubro de 2016

publicidade

As obras do Largo dos Açorianos, no Centro de Porto Alegre, estão em fase final de conclusão, segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smam). Porém, a secretaria informou nessa sexta-feira que ainda não há uma data para a inauguração do espaço. 

A estrutura, que poderá ser utilizada em breve pela população, contempla dois espelhos d'água em níveis distintos, interligados por uma queda d'água. A ordem de início da reurbanização foi assinada no dia 3 de outubro de 2016, com a empresa Elmo Eletro Montagens Ltda, vencedora do processo de licitação. O custo da obra é de R$ 5,4 milhões.

Recuperação

No local, já foi concluída a recuperação de dois monumentos históricos: a Ponte de Pedra e o Monumento aos Açorianos localizado próximo da avenida Loureiro da Silva. Os recursos são provenientes do Fundo Pró-Defesa do Meio Ambiente que tem a finalidade de prestar apoio financeiro a atividades, obras, projetos, serviços e equipamentos para o aparelhamento, aperfeiçoamento, e modernização da gestão ambiental na cidade. O projeto prevê passeios com acessibilidade, taludes e escadarias e a colocação de bancos e lixeiras.

A Ponte de Pedra, uma das atrações do Largo dos Açorianos, foi construída em 1848 no governo do então presidente da Província, Luis Alves de Lima e Silva (futuro Duque de Caxias).  A estrutura executada por escravos substituiu a antiga ponte de madeira que ligava o centro de Porto Alegre ao Arraial da Baronesa e à zona Sul da Capital. Em meados do século XX com a canalização do riacho (atual Arroio Dilúvio), a obra perdeu sua função.

A Ponte de Pedra apresentou problemas ocasionados por infiltrações de águas pluviais, vandalismo (pichações) e pelo elevado nível do lago, que deixava parte dos pilares submersos o que provocou danos na estrutura. A Ponte de Pedra, também chamada de Ponte dos Açores, é composta por três arcos plenos, apoiados em duas fundações enterradas nas margens do antigo riacho e sobre dois pegões de pedra aparelhada.

Transformada em monumento urbano, a Ponte de Pedra foi tombada pela Prefeitura de Porto Alegre em 1979 e ganhou um espelho d’água sob os seus três pilares em arco.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895