Obra no Largo dos Açorianos volta a atrasar

Obra no Largo dos Açorianos volta a atrasar

Conforme empresa, faltam cerca de 15% dos trabalhos para concluir revitalização no local

Henrique Massaro

Obras no Largo dos Açorianos sofrem atrasos desde 2016

publicidade

A obra de revitalização do Largo dos Açorianos, em Porto Alegre, passa por um novo atraso no seu cronograma. Inicialmente previsto para 2016 e com o prazo prorrogado diversas vezes, o empreendimento deve ficar para o final do próximo mês devido a um pedido de prorrogação por parte da empresa responsável. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) afirma que acompanha de perto o andamento dos trabalhos.

De acordo com a pasta, a Elmo Eletro Montagens Ltda, única classificada no processo licitatório para o Largo dos Açorianos, fez a solicitação em função do esgotamento da capacidade da empresa em cumprir o cronograma de obras. Ainda conforme a Secretaria, falta menos de 15% das intervenções no empreendimento. “Após análise legal e técnica, a Smams informa que será concedida a prorrogação, visto que não há segundo colocado para este processo licitatório, o que impede eventual convocação de outra empresa para dar continuidade aos trabalhos, sem que seja realizado novo processo de licitação”, comunicou a Smams.

O secretário Maurício Fernandes garante que a pasta fará um controle semanal da produtividade e que foram emitidas sete notificações apontando irregularidades no cumprimento do contrato, em análise da defesa apresentada pelo empreendedor. Como já havia feito da última vez que comunicou um atraso das obras, Fernandes lamentou o atraso, mas contrapôs que “a cidade vai receber um singular espaço com passeios, esplanadas, bancos, escadarias e arquibancadas, além dos espelhos d'água”.

Em fevereiro deste ano, a Smams afirmou que a obra deveria ser entregue em março. Com perto de 78% dos empreendimentos concluídos, era necessário finalizar piso e bancos do perímetro dos Espelhos d'água 1 e 2; arquibancadas e bancos; pavimentação, instalação de equipamentos como lixeiras, placa identificação e fradinhos; plantio de grama e instalações hidráulicas e elétricas, além da iluminação pública.

Constantes atrasos

Em janeiro de 2018, um mês antes da previsão inicial de término, a obra dos Açorianos já se mostrava atrasada por quem passava pelo local. À época, porém, o Executivo salientava que a data estabelecida seria mantida. Os trabalhos estavam em fase de concretagem do espelho d'água e tinham sido concluídas fases como a limpeza e a retirada de material orgânico e reforço do solo com pedras e geogrelhas. Após passar do mês de fevereiro, a prefeitura informou, em abril, que pretendia concluir os procedimentos ainda no primeiro semestre.

Assinada em outubro de 2016, a revitalização havia passado por um atraso logo nos primeiros meses de contrato, quando um problema de cronograma ocorreu por parte da empresa em função de interferências encontradas nas redes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). A Ponte de Pedra tinha empecilhos por causa de infiltrações, além de pichações, e os trabalhos foram retomados na metade de 2017. A revitalização do Largo dos Açorianos foi orçada em aproximadamente R$ 4,6 milhões. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895