Ocupação das UTIs segue acima de 70% em Porto Alegre

Ocupação das UTIs segue acima de 70% em Porto Alegre

Entre os 16 hospitais presentes no Monitoramento das UTIs da Capital, três estavam com lotação máxima

Jessica Hubler

Taxa de ocupação dos leitos de UTI estava em 72,61% até a noite desta quinta-feira

publicidade

A taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto em Porto Alegre estava em 72,61% até a noite desta quinta-feira. O número é 0,45% superior ao registrado na semana anterior, no dia 6 de maio, quando a lotação era de 72,16%. Entre os 16 hospitais presentes no Monitoramento das UTIs da Capital, levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), três estavam com lotação máxima: o Hospital Porto Alegre, que tem sete leitos e está com os sete ocupados, sendo três pacientes com suspeita da Covid-19 e um confirmado; o Hospital da Restinga, que possui 10 leitos e está com os 10 ocupados, mas nenhum dos pacientes está com suspeita ou confirmação do novo coronavírus e o Hospital Divina Providência, com 16 leitos e todos ocupados, dois com casos confirmados da Covid-19.

Em Porto Alegre, o Hospital de Clínicas é o que atende, no momento, o maior número de pacientes com a Covid-19, até a noite do dia 14 de maio eram 11 pacientes confirmados e quatro suspeitos. Ainda com relação aos atendimentos de pacientes com o novo coronavírus, o Hospital Nossa Senhora da Conceição atende oito confirmados e um suspeito, sendo o segundo hospital com maior número de internação de casos confirmados da doença. No total, dos 617 leitos operacionais, espalhados pelos 16 hospitais, 19 estão bloqueados, 448 pacientes estão internados, sendo 20 suspeitos da Covid-19 e 36 confirmados.

Os pacientes com suspeita ou confirmação do novo coronavírus, que estão internados em UTIs adulto de Porto Alegre, somam 56 e representam 12,50% do total de internações registradas no monitoramento da SMS. No Rio Grande do Sul como um todo, de acordo com o monitoramento de leitos UTI adulto da Secretaria Estadual da Saúde (SES), a taxa de ocupação até a noite do dia 13 de maio era de 72,3%. Em comparação com os dados da semana anterior, do dia 6 de maio, a lotação aumentou 2,5%.

Dos 1.719 leitos, 1.242 estão ocupados. A maioria dos pacientes (1030), o que representa 82,93% das internações, não está entre os casos suspeitos ou confirmados da Covid-19. Até a noite de 14 de maio, pelo menos 114 pacientes com diagnóstico positivo para o novo coronavírus eram atendidos em leitos de UTI adulto no Estado. Além deles, pelo menos 98 casos suspeitos também estão internados nas UTIs. No total, 212 pacientes, confirmados ou suspeitos, ocupam leitos de UTI no Estado, o que representa 17,06% da ocupação.

Sobre o monitoramento em todo o território gaúcho, a SES informou que foi disponibilizado, para os hospitais, uma plataforma online para preenchimento diário com os dados de ocupação de leitos. Esses dados são colocados em um mapa digital e disponibilizados à sociedade, que pode acessar e conferir as informações no link

Com esses dados, conforme a SES, o Estado faz o monitoramento da ocupação dos leitos, “o que é um importante balizador para a tomada de decisões, principalmente no que diz respeito às medidas restritivas de funcionamento do comércio, serviços e atividades em geral, e de distanciamento social”. A distribuição dos atendimentos, ainda de acordo com a SES, é realizada por meio das regulações municipais, sempre sob a coordenação da regulação estadual de leitos.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895