OMS recomenda isolamento de 15 dias após recuperação do coronavírus
capa

OMS recomenda isolamento de 15 dias após recuperação do coronavírus

Diretor-geral frisou que pessoas sem sintomas ainda podem transmitir a doença

Por
R7

OMS recomenda isolamento de 15 dias após recuperação do coronavírus


publicidade

O diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, enfatizou nesta segunda-feira  que os infectados com o novo coronavírus, responsável por causar a doença covid-19, ainda podem infectar outras pessoas mesmo após a recuperação. Por conta disso, seu isolamento deve continuar por pelo menos 15 dias após o fim dos sintomas.

"Eles ainda podem infectar outras pessoas depois que param de se sentir mal", disse o médico, durante entrevista coletiva em Genebra, na Suíça, comentando especialmente a situação daqueles que se recuperam da doença em casa. 

Tedros acrescentou que, nesses casos, os cuidadores devem ser pessoas saudáveis e não pertencer a grupos de risco, devem lavar as mãos após o contato com o paciente e nenhuma outra visita deve ser permitida. "Cuidar de pessoas infectadas em casa pode colocar pessoas da mesma família em risco, por isso é fundamental que os profissionais de saúde sigam as diretrizes da OMS para fornecer os cuidados mais seguros possíveis", disse.


Nesse sentido, Tedros enfatizou que o paciente e o cuidador devem usar uma máscara quando estiverem juntos no mesmo quarto e que a pessoa doente deve dormir em um quarto separado e usar um banheiro diferente.