Onda de calor causará sequência de dias de temperaturas extremas no RS
capa

Onda de calor causará sequência de dias de temperaturas extremas no RS

Máximas serão próximas aos 40°C até o meio da semana que vem

Por
MetSul

Porto Alegre terá mínima de 23ºC e máxima de 38ºC

publicidade

O forte calor desta quarta-feira foi apenas uma prévia dos próximos dias no Rio Grande do Sul, adverte a MetSul Meteorologia. A partir desta quinta, as máximas sobem mais e se mantêm próximas dos 40°C ao longo dos próximos dias. 

Nesta quinta, o sol perdomina, mas com nuvens, em todas as regiões gaúchas. No Centro, Oeste e Sul pode ter chuva localizada da tarde pra noite. Devido ao ar quente, temporais isolados não são descartados nessas regiões. Porto Alegre terá uma jornada ensolarada, com temperaturas variando entre 22°C e 39°C. 

A MetSul alerta que a atual onda de calor deverá ser atipicamente longa, uma das mais intensas da história recente e com potencial de se aproximar ou bater recordes históricos. O Rio Grande do Sul vai ter até a metade da próxima semana uma sequência de dias com marcas perto ou acima de 40°C.

A sequência de dias escaldantes é consequência de verdadeira “bolha de calor”. Chuva nesse período, se houver, será muito irregular e isolada que não chega a afetar todos pontos. No entanto, há o risco de fenômenos severos e com estragos.  

Como grande parte do Rio Grande do Sul já enfrenta um dezembro de chuva abaixo da média, o calor castigará ainda o campo, como o cultivo do milho, que já sofre com perdas, e atingirá também a soja.