Operação contra comércio ilegal provoca protesto de ambulantes em Porto Alegre

Operação contra comércio ilegal provoca protesto de ambulantes em Porto Alegre

Prefeitura apreendeu sete mil produtos falsificados no Centro Histórico

Felipe Samuel

Fiscalização gerou protesto de um grupo de ambulantes no Centro Histórico

publicidade

Em operação de combate ao comércio ilegal, a Prefeitura de Porto Alegre apreendeu nesta sexta-feira sete mil produtos falsificados e sem procedência e 1,5 tonelada de frutas e verduras. A fiscalização gerou protesto de um grupo de ambulantes, que bloqueou um trecho da avenida Salgado Filho, no Centro Histórico, com caixas de madeira. O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) também foi acionado para controlar fogo em um contêiner de lixo.

Pelo menos 34 viaturas e 60 agentes da Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Guarda Municipal, Romu e Brigada Militar participaram da operação na região, que reúne a maior concentração de ambulantes da cidade. 

Titular da SMDE, Leonardo Hoff explica que foi a maior ação de combate ao comércio ilegal dos últimos anos. O secretário afirma que a operação também é uma resposta a queixas de comerciantes, que reclamavam das atividades irregulares na cidade.

De acordo com Hoff, a secretaria mantém fiscalização em dois turnos, pela manhã é à tarde, para impedir o crime organizado e a venda de produtos importados sem procedência. "Houve reclamação forte dos comerciantes do Centro pela atuação dos ambulantes e camelôs", observa. 

Ele destaca que os ambulantes reagiram à chegada dos fiscais. "Houve algum tipo de retaliação, com atos de vandalismos, como queimar contêiner de forma criminosa. Abordamos alguns ambulantes que trabalham para manter sustento e fizemos apelo para manter distanciamento social", justifica.

Conforme Hoff, as mercadorias recolhidas são encaminhadas para o depósito da SMDE e podem ser recuperadas mediante pagamento de multa e comprovação da procedência. Segundo a prefeitura, os alimentos serão destinados para uma instituição de caráter assistencial.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895