Operação Empatia alerta motoristas sobre cuidados no trânsito em Porto Alegre

Operação Empatia alerta motoristas sobre cuidados no trânsito em Porto Alegre

Ação faz parte da Semana Nacional do Trânsito, que será realizada até o dia 25 de setembro

Cláudio Isaías

Os motoristas eram parados e convidados a participar da ação em Porto Alegre

publicidade

Como parte da Semana Nacional do Trânsito, que será realizada até o dia 25 de setembro, a "Operação Empatia no Trânsito" foi realizada nesta sexta-feira em Porto Alegre. Na avenida Borges de Medeiros, próximo ao Parque Marinha do Brasil, no sentido Centro/bairro, os motoristas eram parados e convidados a participar da ação. Eles receberam um material educativo dos agentes sobre os cuidados com a vida no trânsito em todos os deslocamentos. 

O trânsito é responsável pela ocupação de 50% dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS). Priscila Hoff, agente de trânsito do departamento, disse que a iniciativa teve o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a Covid-19 e a importância de preservar vidas no trânsito. "Os leitos de UTI, neste momento, são tão importantes para o tratamento dos pacientes da pandemia do coronavírus. Evitando acidente de trânsito também ajudamos a saúde publica", ressaltou. 

O secretário Extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, afirmou que a iniciativa teve a proposta de chamar a atenção dos condutores para as questões de acidentes ainda que tenha ocorrido uma redução das ocorrências na cidade. "A menor circulação de pessoas e veículos durante a pandemia representou uma maior velocidade e maior gravidade nos acidentes. Por isso, temos que continuar fiscalizando e orientando a população de que respeitando as leis de trânsito nós podemos salvar vidas", ressaltou. 

Conforme Tortoriello, com respeito as leis de trânsito é possível inclusive diminuir a ocupação dos hospitais que tem siso uma questão muito relevante em função da pandemia da Covid-19. "Os leitos de hospitais devem ficar reservados para quem realmente precisa e não pela questão do acidente de trânsito motivado pela imprudência ou desrespeito as leis de trânsito", acrescentou. 

A Semana Nacional de Trânsito tem como tema em 2020 "Perceba o risco, proteja a vida". Até o dia 25 de setembro, serão feitas ações em todo o país pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) com o objetivo de conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres. O tema "Perceba o risco, proteja a vida", definido pelo Conselho Nacional de Trânsito tem o objetivo de chamar a atenção sobre os perigos no trânsito e outros riscos à saúde do cidadão.  A realização da SNT 2020 coincide com o fim da Década de Ações pelo Trânsito Seguro, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), na qual os governos dos diferentes países se comprometeram a tomar medidas para prevenir os acidentes, que matam cerca de 1,2 milhão de pessoas por ano.  

Como os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, a meta da semana é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, ressaltando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895