Operação recolhe 18 redes de pesca no Rio do Sinos

Operação recolhe 18 redes de pesca no Rio do Sinos

Projeto Rio Vivo monitora qualidade da água e pesca ilegal

Camila Kila / Rádio Guaíba

Fiscais recolheram rede de pesca ilegal no Rio do Sinos

publicidade

Dezoito redes de pesca foram recolhidas no Rio do Sinos, nesta quinta-feira, em uma inspeção realizada pela Secretaria do Meio Ambiente de Novo Hamburgo (Semam). Uma equipe percorreu o trecho entre São Leopoldo e Novo Hamburgo e colheu amostras da água para análise da qualidade. A ação é parte do projeto Rio Vivo, que vai ser desenvolvido até o fim do verão com a meta de controlar a pesca ilegal e monitorar mudanças no rio. Três viaturas volantes e dois barcos auxiliaram no trabalho.

Durante esse período, ocorre a estiagem (redução no volume das águas pela diminuição das chuvas) e a reprodução da maioria dos peixes que vivem no Sinos. Por esse motivo, só é permitida a pesca considerada pouco danosa, como com caniço. O limite é de até 5 kg por pescador a cada fiscalização. O descumprimento pode levar à detenção de um a três anos, além de multa entre R$ 700 e R$ 100 mil.

A operação deve ser realizada regularmente até o começo do próximo ano, por técnicos da fiscalização ambiental, biológos e geólogos da Secretaria. O apoio é da Prefeitura de São Leopoldo, Universidade Feevale, Polícia Civil e Brigada Militar. A comunidade pode contribuir, realizando denúncias pelos telefones 3594-9935 ou 9645-7266 e pelo email denuncia_semam@novohamburgo.rs.gov.br.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895