Orla Moacyr Scliar recebe cerca de 160 mil pessoas na festa de Réveillon 2020
capa

Orla Moacyr Scliar recebe cerca de 160 mil pessoas na festa de Réveillon 2020

Porto Alegre contou com shows musicais e queima de fogos na virada do ano

Por
Correio do Povo

Festa do Ano Novo contou com cerca 160 mil pessoas na Orla Moacyr Scliar

publicidade

A Orla Moacyr Scliar recebeu, na noite dessa terça-feira, cerca de 160 mil pessoas para comemorar a chegada de 2020 na festa Réveillon 2020 POA Pra Frente, Feliz Ano Novo Pra Gente. A queima de fogos durou em torno de dez minutos e foi utilizada 1,5 tonelada de material pirotécnico que produz efeitos de luz e cor sem poluição sonora, de acordo com a redução de barulho exigida pela lei estadual. 

Entre as atrações musicais, os gaúchos assistiram os shows da cantora mineira Gisa Nunez, da escola Imperadores do Samba, da dupla Cesar Oliveira e Rogério Melo e a representante gaúcha na final do The Voice Kids 2019, Luiza Barbosa. No final, a Casa Ramil exibiu vocais e arranjos tradicionais da família de musicistas. 

A apresentação dos vencedores do 14° Festival de Música de Porto Alegre, que estava prevista para as 18h, teve de ser cancelada por causa da chuva e foi transferida para a Semana de Porto Alegre.

Festa na Orla teve com a Imperadores do SambaFoto: Maria Ana Krack / PMPA / CP

A festa de Réveillon na capital gaúcha foi realizado com recursos da Prefeitura e da iniciativa privada. "É importante esclarecer que estamos devolvendo mais um evento à Capital sem prejudicar os cofres públicos e com grande auxílio de empresas", enfatizou o prefeito Nelson Marchezan Júnior. 

Para o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, a festa resgatou a autoestima dos porto-alegrenses. "Emociona ver um mar de pessoas celebrando a chegada do novo ano com familiares e amigos num dos principais cartões-postais da cidade. O Réveillon foi devolvido à comunidade e retorna para ficar", afirmou.

Estrutura e limpeza

Um total de 500 servidores municipais e estaduais se envolveu na operação. A Guarda Municipal garantiu segurança em conjunto com o 9° Batalhão da Brigada Militar (Comando de Policiamento da Capital). A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) organizou e fiscalizou o trânsito do entorno desde às 8h, e a Secretaria Municipal da Saúde levou sua unidade móvel para eventuais atendimentos, em parceria com a Associação Hospitalar Vila Nova. O Corpo de Bombeiros e o Samu também estiveram presentes. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico fiscalizou os ambulantes.
 
Para garantir a limpeza do local, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) reforçou a equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e, durante a festa, foram disponibilizados 50 tonéis em todas as áreas do evento - 25 a mais que no ano passado. Pela primeira vez, 30 contêineres da coleta automatizada estiveram dispostos no canteiro central da avenida Presidente João Goulart.