Público passa por testagem para comparecer a evento-teste neste domingo

Público passa por testagem para comparecer a evento-teste neste domingo

Autorizada e monitorada por autoridades, festa irá reunir cerca de 600 pessoas

Eduardo Andrejew

Participantes de evento-teste passaram por testes com antígenos neste sábado

publicidade

Com a finalidade de participar de um evento-teste em Porto Alegre, 600 pessoas realizaram neste sábado o teste rápido de antígeno TR-Ag, para Covid-19. A testagem ocorreu em um posto de coleta drive-thru no Pit Stop Teste Covid-19, na avenida Edvaldo Pereira Paiva, no bairro Praia de Belas. O evento, marcado para este domingo na Casa NTX vai reunir 600 participantes a partir das 16h, com previsão de encerramento às 23h. A realização é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Vigilância em Saúde de Porto Alegre, que fará o acompanhamento do evento. Só poderão participar aqueles em que o teste TR-Ag der resultado negativo. Haverá triagem clínica e testagem contra Covid-19 para todos os participantes, de acordo com o ingresso adquirido. Este é o primeiro evento teste do setor de entretenimento noturno de Porto Alegre desde o início da pandemia.

Segundo informações do empresário e um dos proprietários da BluTest, Carlos Henrique Piccoli, das 600 pessoas que estarão na festa, 200 serão testadas novamente antes do início do evento neste domingo. Outro grupo de 200 pessoas fará teste novamente na próxima quarta-feira.

A testagem no sábado começou ao meio-dia e a previsão é de que se estenda até as 22 horas. De acordo com o biomédico responsável técnico do laboratório Peritos Lab, Jarbas Rohr, o teste rápido de antígeno foi com o método swab (cotonetes) e o resultado ficava pronto em 15 minutos, sendo comunicado aos participantes via aplicativo.

Logo no início da tarde, começou o movimento no posto de coleta. Um dos primeiros a chegar foi o vereador e presidente da Câmara Municipal de Gravataí, Alan dos Santos Vieira, 34 anos. Ele explicou que pretendia participar de um evento autorizado pelo Governo do Estado para ver se o modelo poderá ser aplicado futuramente na sua cidade. “Na verdade, estamos todos apreensivos com a retomada da economia, com segurança e seguindo todos os protocolos”, salientou. 

A assistente administrativa Daiana Fantinel, 30 anos, fez o teste no sábado e fará novamente a testagem antes do evento. Ela quer ver se a iniciativa é segura. “Já é um início para que as coisas voltem ao normal”, comentou. Essa era a mesma expectativa do empresário Raphael Bulcão, 29. “Acho que é um recomeço, a expectativa de dias melhores para todos.”

O secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, lembrou que a Vigilância Sanitária, além da validação, acompanhará o evento durante sua realização. “Isso será importante para a liberação de futuros eventos na cidade”, explicou. “A economia precisa ser reativada e um dos grandes desafios é o equilíbrio da saúde com a economia”, acrescentou.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895