Pagamento antecipado do IPTU em Porto Alegre terá desconto de 10%
capa

Pagamento antecipado do IPTU em Porto Alegre terá desconto de 10%

Benefício será concedido a quem realizar a quitação até o dia 3 de janeiro, em cota única

Por
Correio do Povo

Pagamento antecipado do IPTU terá desconto de 10%, segundo a prefeitura de Porto Alegre

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre informou nesta sexta-feira que o pagamento antecipado do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) terá um desconto de 10%. O benefício será concedido a quem fizer a quitação do tributo até o próximo dia 3 de janeiro, em cota única.

O calendário do IPTU 2020 inclui ainda a opção de parcelamento em dez vezes, sem desconto, com vencimento da primeira parcela em 9 de março. As guias de pagamento poderão ser acessadas no site da Prefeitura. A entrega das correspondências pelos Correios ocorrerá a partir da semana que vem, em data a ser divulgada pela Secretaria da Fazenda.

Acesso da guia no Site

A ferramenta desenvolvida pela Secretaria da Fazenda e pela Procempa disponibilizará os seguintes serviços: Geração da guia do IPTU; Entenda o Cálculo, para que o cidadão verifique o cálculo detalhado para se chegar ao valor do seu IPTU; Saiba mais, com perguntas e respostas para dúvidas frequentes; IPTU nos Bairros, que traz uma tabela com a arrecadação e inadimplência por bairro. A página entrará no ar a partir da semana que vem, e será apresentada pela Secretaria Municipal da Fazenda.

Pagamento 

O pagamento antecipado deve ser feito até 3 de janeiro de 2020 na rede bancária conveniada com a prefeitura (Caixa Econômica Federal, Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Citibank, Santander, Sicred e Banco Original).

Da receita gerada pelo IPTU, pelo menos 25% são destinados à educação e 15% aplicados em saúde, conforme prevê a Constituição Federal. O percentual restante compõe a receita do município para custear, com recursos próprios, serviços e projetos em áreas como habitação, assistência social, saúde, educação, saneamento e cultura.