Palmeira das Missões calcula prejuízos causados por granizo

Palmeira das Missões calcula prejuízos causados por granizo

Vinte equipes da Defesa Civil foram montadas para cadastrar moradores atingidos por temporal

Agostinho Piovesan

Palmeira das Missões calcula prejuízos causados por granizo

publicidade

O levantamento completo do número de famílias e dos prejuízos causados pela chuva de granizo ocorrida na tarde dessa segunda-feira em Palmeira das Missões deve ser concluído nesta quarta. Nessa terça, uma reunião na prefeitura foi realizada com a presença de representantes da Defesa Civil estadual e municipal. Durante o encontro, 20 equipes foram montadas e iniciaram o trabalho de cadastramento dos moradores que tiveram o telhado das casas atingidas pelo temporal seguido de vento. 

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal e secretário de Serviços Urbanos e Atividades Públicas Essenciais, Jorge Adonis, a administração municipal deve decretar hoje situação de emergência. “A estimativa é que 1,4 mil residências foram afetada, além de estragos na Escola Técnica Celeste Gobatto,localizada nas margens da BR 158 e em sete escolas municipais”, detalhou.

Adonis informou ainda que a Emater realiza um levantamento das perdas nas lavouras de trigo. Desde ontem está na cidade o coordenador da Defesa Civil Estadual da região de Santo Ângelo, sargento Lauro Brito Lopes. Segundo ele, a Defesa Civil tem obrigação de atender, prioritariamente, a comunidade carente. “O cadastro é muito importante, pois através do nome do responsável pelo imóvel e endereço correto será possível a liberação do Fundo de Garantia daquela pessoa, pela Caixa Econômica Federal”, observa.

O prefeito Eduardo Russomano Freire disse que as casas afetadas pelo granizo foram cobertas com lonas. Após a conclusão do levantamento, a prefeitura inicia a distribuição de fibro-cimento para famílias em situação de vulnerabilidade econômica. Ontem, parte das famílias afetadas substituíram as telhas perfuradas pelo granizo.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895