Para ampliar número de imunizados, Porto Alegre realiza Parada da Vacina nesta sexta-feira

Para ampliar número de imunizados, Porto Alegre realiza Parada da Vacina nesta sexta-feira

Abordagens vão ocorrer em locais com grande circulação de pessoas na Capital

Cláudio Isaías

publicidade

Com o objetivo de ampliar o número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 em Porto Alegre, a prefeitura, através das secretarias municipais de Mobilidade Urbana (Smmu), da Saúde (SMS) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizam nesta sexta-feira, e no dia 26 de novembro, uma ação especial de imunização: a Parada da Vacina. A iniciativa, segundo diretor de Operações da EPTC, Cirilo Faé, tem a proposta de facilitar o acesso ao imunizante para o porto-alegrense completarem o esquema vacinal em trânsito e conscientizar a população sobre a importância da segunda dose.

Na ação, não haverá qualquer tipo de fiscalização dos motoristas e seus veículos. Durante a abordagem, os condutores e passageiros que desejarem se vacinar serão convidados pelos agentes de trânsito e terão a oportunidade de receber, na hora, a primeira dose ou segunda dose da Coronavac, da AstraZeneca, da Pfizer e a dose de reforço.

A atividade terá o apoio da Brigada Militar. As abordagens vão ocorrer em locais com grande circulação de pessoas, das 21h até a meia-noite. Nesta sexta-feira, a ação ocorre na avenida Goethe, no sentido Sul-Norte, no bairro Moinhos de Vento, embaixo da passarela do Parque Moinhos de Vento. Na semana seguinte, dia 26, a operação vai estar na rua José do Patrocínio, na Cidade Baixa, entre as ruas da República e Luiz Afonso, no mesmo horário. Para receber a segunda dose ou dose de reforço, é preciso apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação.

Vacinação realizada hoje em 44 pontos 

A vacinação contra o coronavírus é realizada nesta quinta-feira em 44 locais da Capital. Os adolescentes com 12 anos ou mais realizam a imunização no shopping João Pessoa, no Largo Glênio Peres, em oito farmácias e em 33 unidades de saúde - seis delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza).

O Rolê da Vacina ocorre no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Sul/Centro Sul (rua Engenheiro Tito Marquês Fernandes, 409, no bairro Ipanema, até as 17h. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identidade com CPF. No Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico, o movimento foi tranquilo para aplicação das doses dos imunizantes da Pfizer, Coronavac e AstraZeneca contra a Coivid-19. Chamou a atenção dos servidores da saúde a grande presença de pessoas com 60 anos ou mais que estão indo na unidade de saúde em busca da terceira dose. 

Documentação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que as pessoas com 60 anos ou mais devem apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação com o registro das duas doses. Já os profissionais de saúde devem levar também comprovante do registro no Conselho de Classe. Já os imunossuprimidos precisam apresentar comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

A prefeitura realiza a vacinação contra a Covid-19 com Coronavac (segunda dose) para pessoas que receberam a primeira dose até o dia 21 de outubro (28 dias); de AstraZeneca para quem recebeu a primeira dose até o dia 23 de setembro (oito semanas) e da Pfizer para pessoas que receberam a primeira dose até o dia 23 de setembro (oito semanas).

Já as pessoas com 60 anos ou mais e profissionais de saúde e apoio à saúde, de todas as idades com a segunda dose até o dia 18 de junho (cinco meses), imunossuprimidos com esquema vacinal completo até o dia 21 de outubro (28 dias) e todas as pessoas acima de 18 anos vacinadas com a segunda dose até 18 de maio (seis meses)

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, foram imunizadas em Porto Alegre 1.203.166 pessoas (99,3% da população acima de 12 anos) com pelo menos uma dose da vacina, e 1.037.905 (85,7% deste público) com o esquema vacinal completo - segunda dose das vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer ou dose única da Janssen.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895