Parque da Redenção sofre com falta de conservação

Parque da Redenção sofre com falta de conservação

Local chegou a ser cuidado por 80 funcionários, mas hoje apenas cinco trabalham na administração

Correio do Povo

Parque da Redenção sofre com falta de conservação

publicidade

Com 37 hectares de extensão, o Parque da Redenção está em um momento difícil, sem conservação. A grama está alta, o que denota falta de pessoal e, além disso, a segurança não é realizada pela Brigada Militar (BM). A avaliação é conselheiro Roberto Jabubaszko, integrante do Conselho de Usuários do Parque da Redenção.

Segundo Jabubaszko, em outros momentos a Redenção chegou a ter 80 funcionários que trabalhavam no local. “Hoje a administração conta com cinco funcionários e quatro albergados que prestam o serviço. Isso é ruim para a manutenção do parque”, comentou. Conforme Jabubaszko, está faltando segurança. “A presença da Brigada Militar no patrulhamento da área é fundamental para a segurança dos usuários e poderia ser feita pelo 4º Regimento Policial Montaria”, avalia.

De acordo com Jabubaszko, as câmeras de videomonitoramento ajudam, mas não substituem a presença física do policial militar. Ele defendeu a criação de um posto da Guarda Municipal de Porto Alegre junto à administração do parque. “Com a presença da Guarda, o arrombamento da administração poderia ter sido evitado. Os criminosos levaram equipamentos importantes”, acrescentou.

A supervisora interina de Praças, Parques e Jardins da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), Gabriela Moura, confirmou que houve um arrombamento na sede da administração. “Levaram equipamentos importantes para o nosso trabalho. Precisamos pedir ajuda para outros parques para o serviço ter continuidade”, lamentou.

Conforme Gabriela, o trabalho de capina está sendo retomado pelos funcionários e apenados do sistema prisional gaúcho. Outro problema solucionado pela administração do parque foi os constantes alagamentos no chafariz, próximo ao auditório Araújo Vianna. Em dezembro passado, o ex-prefeito José Fortunati realizou a entrega das 26 câmeras em pontos estratégicos do parque.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895