Passa de 100 o número de cidades afetadas pela estiagem no RS

Passa de 100 o número de cidades afetadas pela estiagem no RS

Destas, 86 municípios gaúchos registraram situação de emergência no último mês

Correio do Povo

Destas, 86 municípios gaúchos registraram situação de emergência no último mês

publicidade

O mais recente relatório da Defesa Civil, divulgado nesta sexta-feira, aponta que 101 cidades registraram, no último mês, prejuízos por conta da falta de chuva no Rio Grande do Sul. Destas, 86 possuem o decreto de situação de emergência. As demais, apesar de não terem decreto, estão cadastradas no sistema da entidade com registro de danos nas regiões urbanas e rurais. Ainda segundo o levantamento da Defesa Civil, três municípios não deram o prosseguimento no cadastro: Itaara, Jóia e Tapera.

Em nota, o órgão alertou que a estiagem no Estado também deve ocorrer durante o mês de fevereiro, tendo o "retorno organizado da chuva" apenas a partir do mês de março. As chuvas dos últimas dias, segundo a Defesa Civil, trouxeram melhoras, mas não alteraram a situação de estiagem do Estado.

As regiões mais afetadas foram Vale do Rio Pardo, Centro-Serra, Central e Costa Doce. A Defesa Civil distribuiu reservatórios móveis para as comunidades mais afetadas com a falta de chuva. No total, 23 cidades já foram beneficiadas com o empréstimo 36 unidades de Viniliq Pipa, com capacidade de 4,5 mil litros cada. Na manhã de quarta-feira, foi realizada uma reunião do grupo de trabalho que estão avaliando os efeitos da estiagem e prestando suporte técnico aos municípios e comunidades atingidas.

Ouça:

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895