Perícia aponta incêndio criminoso no barracão do Natal Luz

Perícia aponta incêndio criminoso no barracão do Natal Luz

Cobertura do pavilhão e objetos decorativos do evento foram queimados

Halder Ramos / Correio do Povo

Árvores, papais noeis, renas, lustres e guirlandas foram consumidos pelo fogo

publicidade

O laudo definitivo deve ser concluído em até 30 dias, mas são fortes as evidências que apontam que o incêndio no pavilhão 3 do Centro de Eventos ExpoGramado, que consumiu parte da decoração do Natal Luz, na tarde de domingo, tenha sido criminoso. O Instituto Geral de Perícias (IGP) de Porto Alegre realizou levantamento técnico no local na manhã desta segunda-feira. O prejuízo estimado com o ato de vandalismo é superior a R$ 1 milhão. Além de árvores, papais noeis, renas, lustres e guirlandas, a estrutura coberta do pavilhão foi comprometida no incêndio.

Os peritos fizeram levantamento fotográfico e colheram provas durante quase duas horas. Em análise preliminar, segundo o delegado Gustavo Barcellos, foram confirmados focos de incêndio em diferentes pontos do pavilhão. Com base nas informações, as investigações da Polícia Civil serão voltadas para a hipótese de incêndio provocado. O objetivo é descobrir os autores do sinistro. “Foram encontrados vários vestígios de que o incêndio tenha sido provocado por ação humana”, afirma Barcellos.

O delegado explica que não foram localizados galões ou qualquer material inflamável que tenha sido usado para dar início ao fogo. Barcellos observa que a polícia quer localizar os três jovens que foram vistos saindo do pavilhão pouco antes do incêndio. “Não quer dizer que eles sejam os responsáveis, mas estavam em atitude suspeita. O local é aberto e bastante frequentado aos finais de semana. Os jovens podem ter ficado assustados. Vamos tentar identificá-los e continuar colhendo depoimentos”, diz.

Segundo o delegado, são inúmeras as possibilidades para o caso. “Com tudo que ocorreu com o Natal Luz, é delicado emitir qualquer parecer. Existe toda a disputa judicial e os debates comunitários. Em razão da intervenção, houve uma ameaça velada de incêndio em 2011, que não teve a autoria confirmada”, recorda.

O perito criminal Vincenzo Carbellini não quis adiantar dados preliminares sobre o levantamento, mas destaca que é possível fazer um laudo conclusivo sobre as causas do incêndio com base nas informações colhidas. “Vamos dar prioridade ao caso e podemos antecipar o resultado final do trabalho”, afirma Carbellini.

O Natal Luz 2012 começa em 1º de novembro e vai até 13 de janeiro de 2013. Segundo a secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, o evento não corre risco. No incêndio, foi destruída a decoração de rua. Porém, o figurino e as alegorias dos grandes espetáculos estão em outros pavilhões e não foram atingidos. Conforme a secretária, a renovação da decoração de rua estava sendo planejada. Rosa Helena faz um apelo para que a comunidade doe garrafas PET nas escolas do município.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895