Período de racionamento de água deve aumentar em Bagé

Período de racionamento de água deve aumentar em Bagé

Chuva prevista para o final de semana pode evitar medida

Jossicar Saraiva / Correio do Povo

publicidade

A escassez de chuva que vem sendo registrada desde agosto do ano passado na região da Campanha levou a Barragem Sanga Rasa, em Bagé, a níveis críticos e coloca a população sob ameaça de aumento no período de racionamento. Implantado no dia 3 de janeiro, o racionamento começou com 12 horas diárias e aumentou em uma hora em fevereiro.

Conforme o diretor do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb), Kiwal Parera, somente a chuva prevista pela meteorologia para este final de semana poderá evitar a adoção da medida. O principal reservatório da cidade está 10,1 metros abaixo do normal. “Quando atingir 11 metros negativos, a captação de água fica inviável, obrigando a desativação da Sanga Rasa, como aconteceu no período mais crítico do racionamento de 2006”, explica Parera.

A Barragem do Piraí está 4,55 metros abaixo do nível normal e a Emergencial registra 20 centímetros aquém da normalidade. Além desses reservatórios o Daeb utiliza fontes alternativas para evitar o colapso no fornecimento, que hoje é de 11 horas diárias para cada uma das regiões em que a cidade foi dividida. Os moradores da zona Leste são abastecidos das 16h às 3h da madrugada, e os da zona Oeste, das 3h às 14h, diariamente.

A principal alternativa é a captação de água da antiga pedreira de calcário da zona Leste, que dá uma contribuição de 80 litros por segundo, durante 12 horas por dia. Em segundo lugar vêm os 10 poços artesianos, distribuídos em vários pontos da cidade, que junto, contribuem com cerca de 700 mil litros/dia. Outros 11 poços artesianos poderão ser colocados em funcionamento nos próximos 30 ou 60 dias. Três deles já estão perfurados e recebendo o equipamento necessário. Os oito restantes estão sendo projetados a partir de avaliações técnicas das condições dos lençóis freáticos.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895