Piquete do Grupo Record no Acampamento Farroupilha recebe o programa Balanço Geral
capa

Piquete do Grupo Record no Acampamento Farroupilha recebe o programa Balanço Geral

Reportagens geradas no Parque da Harmonia divulgam as tradições do Estado pelo país

Por
Felipe Samuel

Apresentador Voltaire Porto comandou as atrações do programa Balanço Geral ao vivo dentro do piquete do Grupo Record

publicidade

O piquete do Grupo Record no Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia, recebeu uma programação especial neste sábado, com a apresentação do programa Balanço Geral. Com a presença de diretores, apresentadores, repórteres, tradicionalistas e do público, o apresentador Voltaire Porto comandou as atrações do programa ao vivo dentro do piquete. A apresentação do grupo musical Sander Almeida e Rodrigo Santos foi acompanhada de uma demonstração de danças gaúchas de integrantes do CTG Darci Fagundes, de Guaíba.

Para marcar a tradição gaúcha, um fogo de chão aceso dentro da estrutura garantiu o assado de mais de 50 quilos de carne de gado e de cordeiro, além de legumes, ao melhor estilo pampeano. O presidente do Grupo Record RS, Reinaldo Gilli, destaca que na semana anterior o Balanço Geral já havia sido exibido do Parque da Harmonia. A ideia é aproximar cada vez mais o Grupo Record do Público e levar as tradições do povo gaúcho para todo Brasil.

"As reportagens que estão sendo geradas aqui são veiculadas em rede nacional. A nossa ideia é que o Estado, através da Record, possa divulgar as suas tradições e as comemorações que os gaúchos lembram todos os anos do 20 de Setembro e da Semana Farroupilha", observa.

Voltaire Porto lembra que a emissora reforça a programação durante a Expointer e a Semana Farroupilha. "É fundamental mantermos nossa tradição, a cultura gaúcha. E a Record expõe mais do que qualquer outra emissora esse amor pelo Rio Grande do Sul pelo fato de ser o grupo que coloca na TV aberta maior número de programação local", afirma Porto.

"Hoje, mais do que nunca, se coroa essa união entre nossos profissionais e nosso público. A Record está do lado povo que está no Parque da Harmonia e nós estamos aqui junto com eles, que são nossos convidados", completa.

Responsável por assar a carne no piquete no método tradicional, Marcos Gomes - que é diretor do Parque Gaúcho de Gramado e oferece cursos na Escola Gaúcha de Assadores - explica que a importância da tradição está baseada no resgate autêntico da forma como se vivia e se desenvolvia os assados do gaúcho.

"A nossa proposta de hoje é mostrarmos um pouquinho da história do gaúcho primitivo, das formas básicas, da questão histórica", destaca. Além dos vegetais assados ao lado da brasa, o time de assadores também produziu um carreteiro de cordeiro em um caldeirão.