Pista de skate da Orla do Guaíba recebe homologação da Confederação Brasileira

Pista de skate da Orla do Guaíba recebe homologação da Confederação Brasileira

Obra que está 99% pronta poderá receber competições nacionais da modalidade que marcou os Jogos de Tóquio

Rádio Guaíba

Complexo de skate poderá receber várias modalidades

publicidade

A Confederação Brasileira do Skate certificou a pista do trecho 3 da Orla do Guaíba, o que torna a estrutura apta a receber competições oficiais, nacionais e internacionais, em Porto Alegre. A vistoria havia sido realizada em 27 de julho, pelo presidente da confederação, Eduardo Musa Costa Bravo. A pista, assim que entrar em funcionamento, passa a ser considerada a maior da América Latina.

“Vamos colocar Porto Alegre na rota dos grandes eventos esportivos, atraindo lazer, turismo e desenvolvimento econômico”, salienta o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro. “É um investimento de mais de R$ 2,4 milhões na construção da pista, que já atingiu os 99% de execução”, completa.

A obra teve consultoria, acompanhamento técnico e execução da Confluência, uma parceria entre a Spot Skateparks e a Rio Ramp Design, duas organizações do ramo, formadas por skatistas do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Conforme o projeto executivo, a área total abrange 6.268 metros quadrados, com o emprego de 940,20 m³ de concreto e 19,50 toneladas de aço.

O Complexo de Skate conta com cinco formatos: três verticais (Bowl, Flow Park e Snake Run) e dois da modalidade street (plaza e flow). No espaço existem ainda elementos que fazem referência a pontos da cidade, conhecidos pela prática de manobras do skate: o corrimão da Câmara Municipal, a ponte ondulada da Praça Itália e os bancos do calçadão de Ipanema, na zona Sul. Também serão utilizados equipamentos como hidrantes e tampas de bueiro elevadas, além de elementos como âncora, atracadouro e correntes de ferro, em alusão à atividade portuária da cidade.

A revitalização do trecho 3 da Orla ocorre em uma extensão de 1,6 quilômetro, entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante. Voltado à prática de esportes, esse trecho vai contar com 29 quadras esportivas, estacionamento para 150 veículos, estruturas de apoio à prática de esportes, ciclovia, iluminação em LED, arborização, três bares e a pista de skate. A obra do parque atinge 95% de execução e conta com investimento total de R$ 53,4 milhões.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895