Plano de contingência prevê instalação de centros de triagem em unidades prisionais

Plano de contingência prevê instalação de centros de triagem em unidades prisionais

Ações são divididas por regiões, com ênfase para a Região Metropolitana, Vale do Sinos e Litoral Norte

Felipe Samuel

"Não temos ainda hoje confirmação de nenhum caso de preso com coronavírus", disse Faccioli

publicidade

Com objetivo de diminuir o impacto da pandemia do novo coronavírus junto à população carcerária e o efetivo da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), a Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) apresentou nesta segunda-feira, por meio da rede social Instagram, o Plano de Contingência para o Sistema Prisional.

Entre as medidas anunciadas pelo programa, estão a criação de centros de triagem nas unidades prisionais e o trabalho de patrulhas de desinfecção e conscientização nos locais. As ações divulgadas pelo governo gaúcho são divididas por regiões, com ênfase para a Região Metropolitana, Vale do Sinos e Litoral Norte. 

Medidas 

Ao garantir que a situação prisional no Rio Grande do Sul está sob controle, o titular da Seapen, Cesar Faccioli, destacou que medidas de distensionamento têm sido adotadas nas casas prisionais, como a realização de tele-visitas, onde os detentos conversam com familiares por chamadas de vídeo. Essa foi a alternativa encontrada para compensar a suspensão temporária de visitas e atendimentos nesses locais.

Conforme Faccioli, para evitar o contágio pelo novo coronavírus dentro das casas prisionais, foram criadas 1.190 vagas de isolamento, sem levar em consideração ainda as tendas instaladas em alguns locais.

"A situação prisional no RS está sob controle, diante do contexto. Não temos ainda hoje confirmação de nenhum caso de preso com coronavírus. Temos apenas um agente que não contraiu dentro do sistema prisional e se recupera no Hospital Conceição", observou.

Agentes afastados 

O secretário explicou que atualmente 20 agentes estão afastados das funções por suspeita de infecção da Covid-19 e cumprem quarentena. Além disso, 50 casos foram descartados. A Seapen também monitora a situação dos detentos com suspeita de terem contraído a doença. "Entre as pessoas presas, existem 24 em isolamento por suspeita, mas nenhum caso confirmado", completou. 

Conforme Faccioli, medidas preventivas de práticas sanitárias estão sendo implementadas nas penitenciárias do Estado, conforme diretriz determinada pelo governador Eduardo Leite. "Ideia é evitar sobrecarga do sistema público de saúde e o colapso do SUS", destacou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895