Plano de imunização depende de registro de vacina contra Covid-19

Plano de imunização depende de registro de vacina contra Covid-19

Ministério da Saúde afirma que câmara técnica vai apresentar nesta terça estudos que servirão de base para estratégia de vacinação

R7

Arnaldo Medeiros realizou entrevista coletiva sobre as ações de combate à AIDS

publicidade

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, afirmou nesta terça-feira, em entrevista coletiva à imprensa sobre as ações de combate à AIDS, que o plano de vacinação contra Covid-19 só ficará pronto quando uma vacina for registrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "O objetivo fundamental para a vacinação é contribuir para a redução da morbidade e mortalidade pela Covid-19, bem como controlarmos a transmissão da doença. Para isso a gente quer vacinar grupos prioritários e populações mais expostas ao vírus", afirmou.

"Mas é extremamente fundamental pensarmos que o plano de vacinação para a covid-19 só definitivamente ficará pronto, fechado, quando tivermos uma vacina, ou mais de uma vacina que esteja registrada na Anvisa. E, pelo óbvio, para isso ela precisa mostrar seus dados de segurança e eficácia para a população brasileira", acrescentou.

Medeiros também explicou que os critérios para a definição de grupos prioritários são a manutenção de serviços essenciais  - o que inclui profissionais de saúde na lista preferencial - e a avaliação da situação epidemiológica da Covid-19, que mostram quem apresenta maior risco de agravamento da doença.

Características da vacina ideal

Ele ainda citou quais seriam as características desejadas em relação à futura vacina contra a doença causada pelo coronavírus.

Além de apresentar eficácia e segurança, segundo ele, o ideal é que o imunizante seja capaz de induzir memória imunológica, tenha aplicação de dose única, apresente tecnologia de baixo custo e seja termoestável -  isso significa poder mantido em temperaturas de 2 a 8 graus. Essa é a temperatura da rede de frios, que conserva e garante o processo logístico das vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Os 10 eixos do plano de vacinação

De acordo com o secretário, a câmara técnica que elabora o plano nacional de vacinação da Covid-19, instituida pela portaria nº 28 do dia 3 de setembro, deve se reunir nesta terça-feira, às 14h, para apresentar os resultados dos estudos que servirão de base para a estratégia que será adotada pelo Ministério da Saúde.

A câmara é composta por diversos especialistas, organizações e setores da sociedade civil, que se dividiram em 10 eixos temáticos para construir o plano: 

1- Situação epidemiológica;
2- Atualição das vacinas em estudo;
3- Monitoramento e orçamento;
4 - Operacionalização da campanha; 
5 - Farmacovigilância;
6 - Estudos de monitoramento e pós-marketing;
7 - Sistema de informação;
8 - Monitoramento, supervisão e avaliação;
9 - Comunicação antes e durante a campanha;
10 - Encerramento da campanha.

Medeiros afirmou que conclusões obtidas em todas as áreas devem estar disponíveis até o final desta semana.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895