Plebiscito informal movimenta eleitores de três estados

Plebiscito informal movimenta eleitores de três estados

Consulta sobre separação dos estados do Sul do restante do País teve pontos de votação em Porto Alegre

Jezica Bruno

Plebiscito informal movimenta eleitores de três estados

publicidade

O Movimento “O Sul é o Meu País” realizou um plebiscito informal no sábado nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina para perguntar aos eleitores se eles concordam com a separação das três unidades federativas do restante do País.

Conforme os organizadores, mais de mil urnas foram distribuídas em 87% dos municípios dos estados da região Sul para o Plebisul. Em Porto Alegre, haviam pontos para votação no Mercado Público, na Estação Rodoviária, no Parque Moinhos de Vento, na Esquina Democrática, na Praça da Encol, no Camelódromo da Restinga e em diversos outros locais da cidade.

No momento da votação, os eleitores respondiam com um X para as opções Sim ou Não sobre a proposta para que Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina formem um novo país. Na ocasião, também foi disponibilizado um abaixo-assinado sobre um Projeto de Lei de Iniciativa Popular para ser entregue, até maio de 2018, às Assembleias Legislativas Estaduais.

A ideia, conforme explicou o advogado Antonio Taietti, colaborador do Movimento, é de que sejam reunidas três milhões de assinaturas com o documento, fazendo com que, dessa forma, os deputados do Sul aprovem a convocação de um plebiscito consultivo oficial.

Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895