População adulta segue em busca da vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre

População adulta segue em busca da vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre

Imunização para adolescentes sem comorbidades deve começar na próxima quarta-feira

Eduardo Andrejew

Equipes volantes do Rolê da Vacina seguem com as aplicações nesta segunda-feira

publicidade

A vacinação contra a Covid-19 foi mantida nesta segunda-feira para toda a população adulta, com 18 anos ou mais. Segundo informações da Prefeitura de Porto Alegre, a previsão é de que a vacinação para jovens de 17 anos sem comorbidades deva começar na quarta-feira, dia 15. Neste início de semana foi retomada a imunização de adolescentes com comorbidades de 12 anos a 17 anos e a aplicação da segunda dose da Pfizer. 

Além disso, as equipes volantes do Rolê da Vacina estão no Shopping João Pessoa durante o dia e na Factum Faculdade, no Centro Histórico, no período da noite. A vacinação noturna nas unidades de saúde São Carlos, Modelo, Tristeza e Ramos continua sem a necessidade de agendamento prévio. 

No Shopping João Pessoa, era grande o número de pessoas que aguardavam pela imunização pela manhã. A coordenadora do Centro de Saúde Modelo, Daniela Vidal, explicava que a maioria buscava pela segunda dose de Coronavac/Butantan, Oxford/AstraZeneza e Pfizer/BioNTech. Também, segundo ela, havia pessoas procurando pela primeira dose, especialmente da Pfizer. 

O servidor federal Maurício Mello, de 42 anos, tomou a segunda dose da Oxford. “Estou mais feliz por saber que a vacinação está ajudando a diminuir o número de casos”, falou. Já o estudante Samuel Oliveira, de 18 anos, tomou sua primeira dose de Pfizer. “Vou me sentir um pouco mais seguro”, comentou. 

Aplicações 

A 2ª dose de Oxford/AstraZeneca segue nesta segunda-feira para vacinados até 5 de julho (pelo menos dez semanas) em 31 unidades de saúde, 11 farmácias parceiras e no Shopping João Pessoa durante o dia, além das quatro unidades de saúde, e na Factum Faculdade à noite.

A segunda dose de Coronavac/Butantan está disponível para todos os vacinados até 16 de agosto (pelo menos 28 dias) em 14 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa durante o dia, além das quatro unidades de saúde e na Factum Faculdade no período da noite. 

A aplicação da segunda dose da Pfizer está disponível em 13 unidades de saúde durante o dia e nas quatro unidades no período noturno, para quem recebeu a primeira dose até 5 de julho (pelo menos dez semanas). É necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação. 

Documentos 

No caso da primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Profissionais de saúde ou da educação, devem levar documento que comprove o vínculo de trabalho na Capital. Adolescentes com comorbidades precisam comprovar a condição. 

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895