Porto Alegre abre campanha do Outubro Rosa com iluminação de espaços públicos

Porto Alegre abre campanha do Outubro Rosa com iluminação de espaços públicos

Largo dos Açorianos foi o primeiro a receber a luz rosa nesta terça-feira

Felipe Samuel

Largo dos Açorianos foi o primeiro a receber a luz rosa nesta terça-feira

publicidade

O Largo dos Açorianos recebeu na noite desta terça-feira as cores da Campanha Outubro Rosa. Denominada "Ilumina com Rosa Porto Alegre", a iniciativa prevê que prédios e monumentos da Capital ganhem as cores da campanha como parte das mobilizações da luta contra o câncer de mama. Na cerimônia que marcou o início da ação, o prefeito Nelson Marchezan destacou os índices elevados da doença diagnosticados na Capital e no Rio Grande do Sul e a importância do trabalho desenvolvido pelo Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama). “Somos sempre parceiros de movimentos como esse, ainda mais esses muito bem-sucedidos e profissionalizados”, ressalta. 

A primeira-dama do Município, Tainá Vidal, alerta que o câncer de mama é o que mais mata no Estado. "Para a gente conseguir combater o câncer de mama com essa união, com essa força e com o peito aberto, é preciso conscientizar as pessoas que têm que ter diagnóstico precoce, aí sim tu consegue 95% de chances de resultado positivo no combate ao câncer", destaca. Tainá reforça que é importante as mulheres buscarem informações sobre como fazer o autoexame e procurar ajuda em ONGs. "Eles fazem trabalho de acolher não só a pessoa que sofre do câncer, mas os familiares também".

Vice-presidente do Imama, Cintia Seben explica que a campanha deste ano utiliza a  hashtag #metratedireito. "Isso significa que cada mulher diagnosticada com câncer de mama tem direito a um diagnóstico, a um tratamento específico para o seu tipo de câncer, porque como cada mulher é singular, única, o câncer também. As pacientes têm que ter conhecimento dos seus direitos para poderem exigir", destaca. Cintia alerta que Porto Alegre é a segunda capital com maior incidência de câncer de mama no país. "Não estamos conseguindo reduzir os índices de mortalidade do câncer de mama. Essa é a nossa grande preocupação", observa.

Ela lembra que o Imama disponibiliza atendimento jurídico e psicológico gratuito às mulheres que enfrentam a doença. Além disso, oferecem um banco de perucas para pacientes que passaram por quimioterapia. O objetivo é ajudar a resgatar a autoestima. "Fazemos empréstimos de perucas para aquelas mulheres que passam por quimioterapia, perdem cabelo e não têm recursos para comprar", acrescenta. "Nossa bandeira é o diagnóstico precoce, porque o câncer de mama, uma vez diagnosticado na fase inicial, a chance de cura é de 95%", completa.

O Paço Municipal, o Edifício Intendente José Montaury (Prefeitura Nova), o monumento em homenagem à cantora Elis Regina (na Orla Moacyr Scliar) e a Travessia Getúlio Vargas, popularmente conhecida como Ponte do Guaíba, também serão iluminados.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895