Porto Alegre atinge 83% da meta de vacinação de idosos contra a gripe

Porto Alegre atinge 83% da meta de vacinação de idosos contra a gripe

Maioria dos locais já está sem imunização; nova campanha começa no dia 16 de abril

Correio do Povo

Vacinação teve mais de 80% da meta atingida em primeira parte da campanha

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre atingiu 83% da meta de vacinação de idosos contra a gripe. No total, 159.572 pessoas com mais de 60 anos foram vacinadas em unidades de saúde, atendimento domiciliar, drive-thrus e farmácias parceiras até as 17h desta quinta-feira. Já em profissionais de saúde, foram mais de 53 mil dores, totalizando quase 213 mil pessoas na primeira fase. 

Por conta da alta na procura, a maioria dos locais já está sem as doses. A reposição por aprte da Secretaria Estadual de Saúde deve ocorrer na próxima semana. Ainda nesta quinta-feira, apenas sete unidades ainda possuíam doses contra a gripe. Idosos que ainda não se vacinaram devem aguardar novo lote, evitando deslocamentos desnecessários.

Na Capital, o contingente estimado pelo Ministério da Saúde é de  213 mil para idosos e 82,4 mil para trabalhadores da saúde (295,4 mil pessoas). A meta é vacinar 90%, ou 191,7 mil idosos e 74,1 mil profissionais da saúde. É importante lembrar que a vacina não protege contra o novo coronavírus, mas evita complicações causadas pelos vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem B/Victoria, que ainda não estão circulando. 

A partir desta semana, idosos com mais de 80 anos com vínculo na rede de saúde municipal estão sendo contatados por profissionais da SMS para agendar a vacinação em casa. Aqueles que não têm vínculo com o SUS, podem solicitar o agendamento preenchendo formulário da Ouvidora da Saúde. 

Fases seguintes da campanha 

Outras duas fases de vacinação estão previstas, com início em 16 de abril e 9 de maio, com grupos prioritários diferentes. O término ocorrerá em 22 de maio. Este ano, os grupos a serem imunizados foram ampliados, com a inclusão de adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

A segunda fase começa em 16 de abril e é dirigida a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades), professores e profissionais das forças de segurança e salvamento. Em 9 de maio, os demais grupos de risco começam a ser imunizados: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos entre 55 e 59 anos, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa, apenados e funcionários do sistema prisional.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895