Porto Alegre começa agendamento de vacinação contra Covid-19 por aplicativo

Porto Alegre começa agendamento de vacinação contra Covid-19 por aplicativo

Fase inicial será experimental e terá três unidades de saúde com agendamento disponível das 18h às 21h

Correio do Povo

Fase inicial será experimental e terá três unidades de saúde com agendamento disponível das 18h às 21h

publicidade

A população de Porto Alegre passa a contar, a partir desta terça-feira, com a possibilidade de agendamento da vacinação contra a Covid-19. A funcionalidade estará disponível no aplicativo 156+POA. Ainda em fase inicial, a funcionalidade iniciará suas operações por três unidades de saúde  (Morro Santana, Tristeza e São Carlos). Pelo app, será possível escolher um horário para receber a vacina entre 18h e 21h.

Para agendar a vacinação é necessário acessar o aplicativo, verificar os locais e escolher os horários disponíveis. O recurso foi inserido ao Gercon, sistema utilizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para administrar o fluxo de consultas, pela Companhia de Processamento de Dados (Procempa), conforme destaca a analista que liderou o processo de implantação, Clarice Porciúncula: “O sistema já é utilizado para acesso a consultas especializadas nas unidades básicas de saúde. Criamos agora, dentro do Gercon, a opção de agenda de vacinação”. 

A diretora de Atenção Primária da SMS, Caroline Schirmer, destaca também a vacinação realizada à noite: “O acesso à vacinação durante o período da noite é mais uma forma de imunizarmos os porto-alegrenses. Aqueles que tem dificuldade de acessar as unidades de saúde no período do dia, com esse agendamento, não perderão a oportunidade e o município aumentará sua capacidade de vacinação”. 

Os atendimentos serão em blocos de 20 em 20 minutos, oferecendo cinco agendamentos por bloco. O serviço via app será ampliado na medida em que forem chegando novas remessas de vacinas.

Apenas sistema Android têm acesso ao app por enquanto

Nesta primeira etapa o aplicativo só estará disponível para celulares Android. A Procempa já está trabalhando para ampliar o uso desta tecnologia para outros aparelhos, conforme aponta a diretora técnica da Procempa, Débora Roesler. “A Procempa dispõe de uma equipe altamente qualificada para atender exclusivamente as demandas da saúde”, conclui.

“É um avanço muito importante no nosso esforço de imunizar cada vez mais e melhor, mantendo Porto Alegre como a capital que mais vacina seus cidadãos. Além do empenho das nossas equipes de saúde e dos parceiros que nos apoiam, agora temos também a tecnologia desenvolvida no próprio município para nos ajudar a enfrentar a pandemia”, ressalta o secretário municipal de saúde Mauro Sparta.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895