Porto Alegre declara transmissão comunitária da variante ômicron
Capital já identificou 23 casos da nova cepa até esta quinta-feira
publicidade
A Prefeitura de Porto Alegre declarou, nesta quinta-feira, transmissão comunitária da variante ômicron, cepa do coronavírus identificada inicialmente na África do Sul. A situação consta em um alerta epidemiológico publicado hoje pela Equipe da Vigilância das Doenças Transmissíveis da Diretoria de Vigilância em Saúde (EVDTDVS).
Segundo o documento, até o momento, a Capital possui 21 casos de amostras compatíveis com o ômicron, mais duas com teste positivo de RT-PCR conforme critérios epidemiológicos. O primeiro caso da variante foi notificado pela pasta no dia 10 de dezembro.
Das 23 pessoas, oito viajaram para o exterior, seis tiveram contato com essas, cinco são de pessoas que não viajaram recentemente, nem tiveram contato conhecido com pessoas que tenham viajado, e quadro estão sob investigação epidemiológica quanto à origem da infecção.
"A DVS reforça, mais uma vez, a importância das medidas de prevenção e controle da disseminação do SARS-CoV-2, tanto dentro das Instituições de Saúde, como em todos os demais locais, e por todas as pessoas, incluindo as já com esquema completo de vacinação: evitar aglomerações, manter ambientes arejados, usar máscara adequadamente, higienizar mãos e estações de trabalho, e principalmente, cumprir isolamento por pelo menos dez dias mediante suspeita ou confirmação de Covid-19", cita o alerta epidemiológico. Até esta quinta-feira, 90% da população maior de 12 anos tinha o esquema vacinal completo.
A pasta também alertou os profissionais de saúde para que estimulem fortemente as pessoas na conclusão do esquema vacinal. Os contatos domiciliares de casos suspeitos ou confirmados também devem permanecer em quarentena.