Porto Alegre diz ter estoque para aplicar 2ª dose da vacina contra Covid-19 até quarta

Porto Alegre diz ter estoque para aplicar 2ª dose da vacina contra Covid-19 até quarta

Prefeitura acusa distribuição reduzida pelo Ministério da Saúde, que não cumpriu com cronograma anteriormente sinalizado

Correio do Povo

Prefeitura acusa distribuição reduzida pelo Ministério da Saúde, que não cumpriu com cronograma anteriormente sinalizado

publicidade

Os estoques de vacinas contra a Covid-19 destinadas para segunda dose da Coronavac em Porto Alegre estão perto do fim. De acordo com a Prefeitura, a vacinação está sendo feita, mas pode ser paralisada em breve por conta das remessas menores por parte do Ministério da Saúde. Segundo a Diretoria de Vigilância em Saúde, a previsão é que o estoque atual se esgote no máximo até a próxima quarta-feira. A expectativa é que as próximas remessas corrijam esta distorção. A informação consta em nota divulgada nesta segunda pela Prefeitura da Capital.

"Isso se deve ao fato de que houve anteriormente uma sinalização do Ministério da Saúde de que as remessas seriam suficientes. Porém, isso não se concretizou. Os últimos lotes vieram com um quantitativo menor que o esperado para a aplicação da dose de número dois", destacou a prefeitura.

O secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, espera que até quarta-feira haja uma sinalização por parte do Ministério da Saúde sobre o envio dos próximos lotes. "As vacinas que tínhamos, estão terminando. Nós temos recebido sempre nas sextas-feiras de manhã cedo, mas essa semana ainda não informaram nada", detalhou. 

A Diretoria de Vigilância em Saúde esclarece que parte da redução no quantitativo pode ser atribuída ao atraso, há algumas semanas, no recebimento de matéria prima para produção de vacinas no Instituto Butantan, que reduziu o ritmo na linha de produção por um certo período, afetando a capacidade de entrega do Ministério para os municípios. No entanto, também estaria pesando nesta diminuição da oferta a orientação do próprio Ministério da Saúde aos municípios para que usassem para primeira dose os estoques reservados para a segunda.

Em audiência pública na Comissão Temporária da Covid-19, no Senado, nesta segunda-feira, o ministro de Saúde Marcelo Queiroga afirmou que a previsão é de que novas doses da vacina Coronavac só sejam distribuídas pelo Instituto Butantan daqui a 10 dias. A pasta deve emitir nos próximos dias uma nota técnica sobre a aplicação da segunda dose de vacinas contra a Covid-19.

Força-tarefa

A Secretaria de Saúde, através da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, promoveu uma força-tarefa para identificar pessoas que já deveriam ter tomando a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Este trabalho foi baseado no banco de dados do SI-PNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações) e do E-SUS, além de ligações telefônicas. Para contribuir na operação, os drive-thrus passaram a ser informatizados para registro em tempo real no sistema. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895