Porto Alegre faz imunização contra o coronavírus em 50 pontos nesta quarta

Porto Alegre faz imunização contra o coronavírus em 50 pontos nesta quarta

Campanha de vacinação prossegue com foco em adolescentes com 12 anos ou mais

Cláudio Isaías

publicidade

Com o oferecimento de 50 pontos de vacinação contra a Covid-19, Porto Alegre realiza nesta quarta-feira a imunização dos adolescentes com 12 anos ou mais com a primeira dose. Além disso, é aplicada a segunda da Coronavac, da AstraZeneca e da Pfizer e também da dose de reforço. A aplicação das doses é realizada no shopping João Pessoa, no Largo Glênio Peres, em 13 farmácias e em 35 unidades de saúde. Nos postos de saúde Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza o atendimento é feito até às 21h. 

No Centro de Saúde IAPI, na zona Norte de Porto Alegre, o movimento é tranquilo e não há o registro de filas. A aposentada Irene Santos, 70 anos, aproveitou para realizar a dose de reforço e fez questão de ressaltar a importância da vacina contra o coronavírus. "Além da imunização, vou seguir com todos os cuidados como o uso da máscara, do álcool em gel e o distanciamento social", ressalta.

Na chegada ao posto de saúde, os servidores informavam ao público sobre a falta do imunizante da AstraZeneca (segunda dose). As pessoas que foram em busca da segunda dose da AstraZeneca acabaram por receber a aplicação da vacina Pfizer no Centro de Saúde IAPI. Os funcionários do posto informaram também que a procura pela vacina contra a Covid-19 nos últimos dias tem sido de pessoas da faixa etária dos 60 anos ou mais na unidade de saúde. 

A segunda dose da Coronavac é aplicada nas pessoas que receberam a primeira dose até o dia 6 de outubro (28 dias). Para realizar a imunização é necessário apresentar um documento de identidade com CPF e a carteira com registro da primeira aplicação.

Já a imunização da AstraZeneca é aplicada no público que recebeu a primeira dose até o dia 8 de setembro (oito semanas). No caso da Pfizer, a vacinação da segunda dose é realizada nas pessoas que receberam a primeira dose até o dia 8 de setembro (oito semanas). A terceira dose da vacina contra o coronavírus é recebida pelas pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde de todas as idades com a segunda dose até o dia 3 de maio (seis meses) e imunossuprimidos com esquema vacinal completo até o dia 6 de outubro (28 dias).

Pessoas com 60 anos ou mais tiveram que apresentar nos postos de saúde um documento de identidade com CPF e carteira de vacinação com o registro das duas doses. Já os profissionais de saúde tiveram que levar também o comprovante do registro no Conselho de Classe. Já imunossuprimidos precisaram apresentar comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o Rio Grande do Sul registra até o momento mais de 16 milhões de doses conta o coronavírus aplicadas. 94% da população acima dos 18 anos e 68% dos adolescentes de 12 a 17 anos receberam ao menos uma dose. Mais de sete milhões de gaúchos já estão com o esquema completo de duas doses ou dose única, o que representa 61% da população do Estado. Desde setembro, foi iniciada a fase da aplicação das doses de reforço para idosos, profissionais da saúde e pessoas imunossuprimidos. Até esta quarta-feira, 604 mil pessoas já haviam recebido a dose extra da vacina.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895