Porto Alegre inicia aplicação da dose de reforço em idosos acamados nesta quarta-feira

Porto Alegre inicia aplicação da dose de reforço em idosos acamados nesta quarta-feira

Os indivíduos que receberam a primeira ou segunda dose em casa, deve aguardar o contato das unidades de saúde


Correio do Povo

publicidade

A prefeitura municipal de Porto Alegre inicia, nesta quarta-feira, a aplicação da dose de reforço em idosos acamados com mais de 60 anos, com esquema vacinal completo há pelo menos seis meses e que tenham dificuldades de locomoção.

Os indivíduos que receberam a primeira ou segunda dose em casa, devem aguardar o contato das unidades de saúde.  “As equipes já possuem a listagem com os nomes e telefones e irão entrar em contato para realizar o agendamento da terceira dose”, explica a diretora de Atenção Primária à Saúde, Caroline Schirmer.

Os idosos que receberam a primeira e segunda dose em algum dos locais de imunização da Capital e que agora encontram-se acamados, devem solicitar a vacinação a domicílio diretamente para as suas unidades de saúde por meio do WhatsApp – o número pode ser conferido clicando aqui.

Na mensagem, é preciso encaminhar nome do paciente, número do CPF, data de nascimento, endereço, confirmação da condição de acamado, telefone para contato e uma foto da carteirinha com o registro das duas aplicações. O atendimento via WhatsApp é exclusivo para moradores da Capital e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Após a verificação da documentação, as equipes irão confirmar o agendamento. O prazo para a realização dependerá do número de solicitações de cada unidade de saúde.

Seguindo orientação técnica do Ministério da Saúde, será utilizado o imunizante da Pfizer/BioNTech para a vacinação deste público. Os cuidadores de idosos não estão contemplados nesta etapa da imunização.

Rolê da Vacina 

Nesta terça-feira, o Rolê da Vacina foi realizado em dois locais de Porto Alegre. Desta vez, a iniciativa foi feita nas unidades de Saúde Esmeralda, na rua Dolores Duran, no bairro Agronomia, na zona Leste, e no Rincão, no bairro Belém Velho, na zona Sul da cidade. No posto de saúde Esmeralda, cerca de 20 pessoas estavam na fila do Rolê da Vacina pare receber a imunização. 

A recepcionista Fernanda Siqueira, 34 anos, informou que não tinha conseguido ir até um posto de saúde se vacinar. "Essa unidade móvel aqui na zona Leste facilitou bastante. Fiz a vacina e vou conseguir chegar a tempo no meu emprego", ressaltou. Já a aposentada Sônia Maria Rodrigues, 76 anos, disse que não tinha condições de realizar um deslocamento, por exemplo, até o Cento de Porto Alegre. A vinda da unidade móvel até o bairro Agronomia facilitou a nossa vida", destacou ela. 

O Rolê da Vacina terá continuidade nesta quarta-feira com a imunização nas unidade de saúde Núcleo Esperança, no bairro Restinga; e Farrapos, na rua Graciano Camozzato, 185, no bairro Farrapos. A aplicação das vacinas será realizada das 8h às 17h. Segundo a diretora de Atenção Primária à Saúde da SMS, Caroline Schirmer, foram priorizadas comunidades mais distantes. "O objetivo é atingir as pessoas que têm dificuldade de deslocamento para os pontos fixos da vacinação", acrescentou. 

Neste locais, estão sendo vacinados adolescentes com 12 anos ou mais. E também a segunda dose da Pfizer, da AstraZeneca e da Coronavac para pessoas que tomaram a primeira dose há oito semanas, dez semanas ou 28 dias, respectivamente. Já a terceira dose estará disponível para idosos com 70 anos ou mais vacinados com a segunda dose há seis meses e imunossuprimidos de todas as faixas etárias vacinados com a segunda dose há pelo menos 28 dias, independente da vacina. 

*Com informações do repórter Cláudio Isaías 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895