Porto Alegre mantém vacinação para pessoas com 31 anos neste fim de semana

Porto Alegre mantém vacinação para pessoas com 31 anos neste fim de semana

Secretaria Municipal de Saúde informou que ampliação de faixa etária depende da chegada de mais doses

Correio do Povo

Vacinação segue no fim de semana em Porto Alegre

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta sexta-feira, que a vacinação contra a Covid-19 segue para o público com 31 anos neste fim de semana. Além deste grupo, as pessoas com as faixas etárias já contempladas também podem buscar os locais de vacinação para receber a primeira e segunda dose do imunizante. 

No sábado, haverá esquema especial de vacinação no sábado em dois locais, todos operando das 9h às 17h. O Ginásio Tesourinha (avenida Érico Veríssimo, s/nº, bairro Menino Deus) voltará a ser disponibilizado para aplicação do imunizante. O segundo endereço é o drive-thru híbrido do Shopping Bourbon Wallig (avenida Grécia, 1.500 - Cristo Redentor), que atenderá pedestres e veículos. 

No domingo, a Unidade Móvel de Saúde irá levar a vacinação até a comunidade do bairro Passo das Pedras. O serviço estará instalado na UniRitter Campus FAPA - (avenida Manoel Elias, 2001 – Passo das Pedras), das 9h às 13h. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), não ocorrerá vacinação para adolescentes com comorbidades, gestantes e puérperas no final de semana. Este grupo será retomado na segunda-feira.

Ainda de acordo com a pasta, a ampliação de novas faixas etárias e público prioritário da vacinação contra Covid19 em Porto Alegre só poderá ser feita a partir da chegada de novas doses vindas do Ministério da Saúde. Para avançar ao público de 30 anos, por exemplo, são necessárias 17.492 doses, informou a SMS nesta sexta-feira.

Documentos 

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho na Capital.

Para o grupo das comorbidades e deficiências, é necessário comprovar a condição (exceto Síndrome de Down). Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Segunda dose 

Segue disponível a segunda dose para todos que estão com o esquema vacinal em atraso da Coronavac e quem recebeu AstraZeneca há pelo menos dez semanas. Não haverá aplicação de segunda dose Pfizer, pois não existem pessoas com doses com prazos determinados para o período.

Segundo determinação do Ministério da Saúde, desde 14 de junho o intervalo entre a primeira e a segunda dose do imunizante Pfizer é de 10 semanas.

Quem pode se vacinar 

Conforme a SMS, a imunização continua para os públicos já contemplados anteriormente na campanha: profissionais de saúde e de apoio à saúde, pessoas com deficiência a partir de 18 anos, pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior, cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente e lactantes (que estejam amamentando bebês com até 12 meses).

Agendamento 

De acordo com a Prefeitura, a partir da próxima segunda-feira, será disponibilizada a aplicação da segunda dose de Coronavac/Butantan, mediante o agendamento prévio pelo aplicativo 156+POA. Quatro unidades de saúde irão oferecer o serviço: Bananeiras, Cristal, Chácara da Fumaça e São Cristóvão.

As agendas já estão disponíveis para aplicação das 10h às 19h (exceto a Unidade Bananeiras, que funcionará das 9h às 17h), para todos os vacinados com a primeira dose há 28 dias ou mais. O número de unidades que oferecem aplicação da segunda dose de Oxford/AstraZeneca por agendamento pelo app também será ampliado. 

A vacinação estará disponível para todas as pessoas vacinadas com o imunizante há 12 semanas, em 6 unidades de saúde: Belém Novo, Diretor Pestana, Nossa Senhora de Belém, Santo Alfredo, São Cristóvão e Vila Jardim. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. 

Outros agendamentos 

A Prefeitura também disponibiliza o agendamento da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 31 anos ou mais, de segunda a sexta-feira, em período noturno (das 18h às 21h), em três unidades de saúde: São Carlos, Morro Santana e Tristeza. Já a retomada da aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer/Comirnaty depende da chegada de nova remessa de imunizantes.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895