Porto Alegre passa das 200 mil doses de vacinas aplicadas

Porto Alegre passa das 200 mil doses de vacinas aplicadas

Cidade lidera o ranking de pessoas vacinadas com a primeira dose contra Covid-19 entre as 27 capitais do país

Christian Bueller

Vacinação foi acompanhada pelo prefeito Melo

publicidade

Foi no braço direito de um funcionário público aposentado a aplicação que marcou, nesta segunda-feira, os 200 mil vacinados contra a Covid-19 em Porto Alegre. Antônio Cardoso dos Santos, 77 anos, é morador do bairro Bom Jesus e buscou a Unidade de Saúde Santa Marta para se imunizar. A vacinação foi acompanhada pelo prefeito Sebastião Melo e pelo secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, que visitaram o local.

Se alguém chegar na região onde Antônio mora, poucos saberão de quem se trata. Ele é conhecido pelo apelido 'Chinês', já nos tempos em que trabalhava no setor de manutenção da Carris e, curiosamente, foi imunizado com uma dose da Coronavac, de fabricação chinesa. "Já era para ter vindo antes, mas minha esposa, que é da mesma idade, teve um problema de saúde na perna e fiquei cuidando dela", conta o vacinado. Feliz e orgulhoso, revelou o alívio pela proteção, que ainda precisa da segunda dose. "Tomara que todos possam se vacinar pra gente acabar com essa doença logo", conclama Chinês.

Melo saudou o marco simbólico que demonstra "o esforço coletivo para salvar vidas". "Toda a nossa gratidão e reconhecimento aos profissionais da saúde que hoje são responsáveis por este avanço", disse o prefeito Sebastião Melo. Nesta segunda-feira, começou a vacinação para os idosos de 69 anos ou mais. A partir de terça, a imunização abrange pessoas acima de 68 anos, nesta quarta passa para a faixa de 67 e, na quinta-feira, os de 66 anos de idade.

Veja Também

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, Porto Alegre lidera o ranking de pessoas vacinadas com a primeira dose contra Covid-19 entre as 27 capitais do país, incluindo o Distrito Federal. A Capital gaúcha imunizou 13,5% da população. Se contar apenas o número de pessoas que compõe a população-alvo da vacina, que é de 783.353, o percentual sobe para 25,6%. Em segundo lugar vem Vitória (ES), com percentual de 12% da população vacinada, seguida de Recife (PE), com 11,75%, Salvador (BA), com 11,47%, João Pessoa (PB), aparece em quinto lugar, com 11,45%. Na Região Sul, Florianópolis tem 11,35% de vacinados, e Curitiba, 9,8%.

Em levantamento que inclui países e capitais brasileiras, Porto Alegre apareceria na 43ª colocação, considerando o avanço da imunização, segundo dados do projeto Our World in Data, da Universidade de Oxford. Ficaria atrás do Canadá, que tem percentual de 13,6% de doses por cem habitantes. O Brasil aparece na 49ª posição, com taxa de 8,4% de doses a cada cem habitantes.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895