Porto Alegre projeta imunizar 14,5 mil profissionais de UTI na fase 1 da vacinação

Porto Alegre projeta imunizar 14,5 mil profissionais de UTI na fase 1 da vacinação

Arrancada da vacinação contra a Covid-19 também deve contemplar 10 mil moradores de asilos

Correio do Povo

Primeira pessoa será imunizada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre na noite desta segunda

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre planeja imunizar 14,5 mil profissionais que atuam em UTIs durante a fase 1 da primeira etapa de vacinação contra a Covid-19, que começa nesta terça-feira. A Capital receberá 51,6 mil doses da CoronaVac da primeira remessa encaminhada pelo Ministério da Saúde. A primeira pessoa que será imunizada na cidade receberá a dose no Hospital de Clínicas ainda na noite desta segunda-feira. 

De acordo com o Plano Municipal da vacinação, a aplicação nos profissionais da saúde ocorrerá nos próprios hospitais. O plano também prevê vacinar cerca de 10 mil pessoas entre residentes em Instituições de longa permanência de idosos (ILPI), pessoas com deficiências, acamados e quilombolas. A aplicação da dose será feita por equipes de vacinação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Equipes externas da SMS também irão imunizar indígenas com idade superior a 18 anos. 

Ao todo, a fase 1 do plano – que contempla pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas e idosos acima de 75 anos – projeta a imunização de 163 mil habitantes. A fase 2, destinada a idosos entre 60 e 74 anos, tem como meta vacinar 149 mil. 

A fase 3 será para pacientes com comorbidades, que, pelos cálculos da prefeitura, são 192 mil. Já trabalhadores da educação, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, população em situação de rua, pessoas com deficiência permanente severa, transportadores rodoviários de carga e trabalhadores do transporte coletivo estão incluídos na fase 4 e totalizam 140 mil. 

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895