Geral

Porto Alegre receberá R$ 10 milhões do Governo Federal para projetos de mobilidade

Recursos fazem parte do Programa Avançar Cidades

Prefeito Sebastião Melo participou da reunião de forma virtual
Prefeito Sebastião Melo participou da reunião de forma virtual Foto : Giulian Serafim / PMPA / Divulgação /CP

Nesta sexta-feira, o prefeito em exercício, Ricardo Gomes, recebeu, no Paço Municipal, o Secretário Nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos e o Chefe de Gabinete do Ministério de Desenvolvimento Regional, Fernando Diniz. O encontro tratou de projetos na área da mobilidade e habitação.

Os representantes do Governo Federal anunciaram a assinatura de portarias que aprovam as cartas consulta de Porto Alegre para a realização da pesquisa de origem e destino de mobilidade - que fornece dados dos deslocamentos da população, apontando as origens e destinos, os motivos e os modos de transporte dessas viagens - e para a expansão de 38 quilômetros da rede cicloviária, o que significa 58% de aumento na rede existente.

Para isso, a Capital irá receber cerca de R$ 10 milhões da união para investimento em projetos de mobilidade. Os recursos fazem parte do Programa Avançar Cidades - Mobilidade Urbana, que tem o objetivo de melhorar a qualidade dos deslocamentos da população.

Na área da habitação, foi comunicada a possibilidade da inclusão de Porto Alegre em dois dos três projetos piloto desenvolvidos pela União. “Foi uma reunião muito importante em que os representantes do governo federal nos sinalizaram com o envio de recursos para projetos fundamentais para a mobilidade. A pesquisa de origem destino, por exemplo, é um instrumento que irá nos auxiliar na reformulação do transporte coletivo”, destacou Ricardo Gomes.

O prefeito Sebastião Melo participou de parte da reunião de forma virtual, devido a compromissos que está cumprindo em São Paulo, também com o objetivo de qualificar a mobilidade. “O Governo Federal tem sido nosso parceiro em vários projetos fundamentais para mudarmos a vida da cidade. As notícias trazidas são muito importantes para seguirmos avançando”, afirmou Sebastião Melo. 

Participaram do encontro, ainda o senador Luiz Carlos Heinze, os vereadores Comandante Nádia e Cassiá Carpes, e os secretários de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, adjuntos de Habitação e Regularização Fundiária, Simone Somensi e do Demhab, Nelson Beron.