Porto Alegre retoma oferta de testagem de Covid-19 para viajantes aéreos

Porto Alegre retoma oferta de testagem de Covid-19 para viajantes aéreos

Medida após a confirmação de casos da Ômicron em diferentes países do mundo

Correio do Povo

Segundo a SMS, o teste deverá ser realizado dentro de até sete dias após o desembarque

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta segunda-feira, a retomada da oferta de testagem com exame RT-PCR para Covid-19 aos passageiros que chegam à Capital pelo Aeroporto Salgado Filho. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a medida ocorre após a confirmação de casos da variante Ômicron em diferentes países do mundo. 

Conforme o diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, o objetivo é manter a vigilância na possível entrada da nova cepa na capital gaúcha. "A ômicron tem revelado um ritmo de transmissão alto, similar a de outras variantes, como a Delta. Por isso estamos atentos e precisamos reforçar os cuidados", disse. 

De acordo com Ritter, a expectativa é retomar o protocolo ainda esta semana para moradores de Porto Alegre que retornam à Capital ou viajantes que permanecerão na cidade por pelo menos quatro dias. "Todos os casos positivos serão encaminhados para estudo de análise genômica, que irá apontar se há circulação da nova variante na cidade”, afirmou.

Segundo a SMS, o teste deverá ser realizado dentro de até sete dias após o desembarque. Para realizar o exame, o passageiro deverá preencher o Formulário de Retorno do Viajante, acessado neste link. Após o preenchimento do formulário, o passageiro receberá, por e-mail, as instruções para a realização da coleta, e deverá procurar o laboratório indicado portando os seguintes documentos originais:

  • Documento de identificação oficial com foto e CPF (RG, CNH, passaporte ou outro documento oficial)
  • Bilhete aéreo – ou cartão de embarque - com desembarque em Porto Alegre até sete dias antes da data da coleta
  • Para residentes em Porto Alegre: comprovante de residência em seu nome ou declaração simples de residência emitida por terceiros
  • Para visitantes: comprovante de estadia (mínimo de quatro dias) em locais de hospedagem da cidade.

Conforme a SMS, os resultados serão divulgados em até 24 horas. Em caso positivo, o passageiro irá receber, por e-mail, as instruções para isolamento domiciliar, bem como os locais de acesso aos serviços de urgência da cidade e as unidades de saúde mais próximas do endereço informado. Os viajantes com resultado negativo também receberão, via e-mail, orientações para prevenir a Covid-19, como medidas de higiene e proteção individual. 

Protocolo sanitário 

O protocolo de testagem de viajantes foi iniciado em 19 de julho, com objetivo de monitorar a circulação da variante Delta na cidade, e havia sido suspensa em 18 de outubro, devido ao percentual de pessoas com duas doses da vacina ou com esquema vacinal completo, estabilidade no número de novos casos novos e de internações hospitalares em decorrência da doença, além da situação controlada de transmissão da variante Delta. 

Durante o período, 581 passageiros preencheram o formulário do viajante. Desses, 195 compareceram ao laboratório indicado pela SMS para realização do teste, com confirmação de cinco casos positivos para a Covid-19.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895