Porto Alegre revela intenção de fazer campanha de conscientização contra Covid-19

Porto Alegre revela intenção de fazer campanha de conscientização contra Covid-19

Executivo discutiu ações com possível apoio do comércio envolvimento da dupla Gre-Nal

Gabriel Guedes

Executivo discutiu ações com possível apoio do comércio envolvimento da dupla Gre-Nal

publicidade

Desde o começo desta quarta-feira, havia uma expectativa em torno dos desdobramentos de uma reunião do Conselho Multissetorial para o Enfrentamento à Covid-19 (Comue-Covid) da Prefeitura de Porto Alegre. O encontrou tratou de apresentar e discutir de medidas de enfrentamento à Covid-19 na Capital, entre elas, ações para conscientizar a população sobre o respeito ao distanciamento social e aos protocolos, por meio de campanhas, com apoio do comércio e envolvimento do Grêmio e Internacional. Por outro lado, foi deixado claro a intenção de manter as atividades econômicas em funcionamento.

O encontro foi coordenado pelo vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gomes e contou com a presença do empresariado, entidades setoriais e médicas. "Chamamos essa reunião para escutar as entidades e buscarmos juntos o melhor caminho para enfrentar esse momento difícil da nossa cidade", disse Gomes.

Entre 14 horas e 16 horas foram apresentadas as medidas em andamento e algumas que poderão ser aplicadas. Mas do encontro, não surgiu nenhuma ação concreta e que fosse anunciada ainda na quarta-feira. O dia de hoje ainda foi dedicado ao Município debater a situação também com a dupla Gre-Nal, já que os jogos de futebol costumam mobilizar torcedores, que muitas vezes acabam se aglomerando em pontos da Capital.

"A Prefeitura está tentando discutir medidas com a ideia de que todos nós somos responsáveis", conta o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre, Írio Piva, um dos participantes. "Ele (o Ricardo) pediu muita ajuda para a conscientização das pessoas, porque o que ajuda mesmo é a conscientização. A Prefeitura quer fazer uma campanha de conscientização, contra as aglomerações. Não está no radar da Prefeitura de Porto Alegre fechar o comércio", resume Piva.

Segundo o empresário, a Prefeitura estaria tentando transferir horários de jogos do Grêmio e do Internacional para depois das 20 horas, horário de fechamento de bares e restaurantes, conforme o decreto do governador Eduardo Leite, em vigor desde a última terça-feira. Além disso, a própria Prefeitura admitiu que tratou com que os clubes façam uma campanha para evitar aglomerações nos próximos jogos da dupla, especialmente os desta quinta-feira e domingo. “Não há medida legal que o governo adote que substitua o bom senso e o envolvimento das pessoas”, acredita o vice-prefeito.

Na reunião ainda foi abordado a ampliação de leitos. Na manhã desta quinta-feira, o prefeito Sebastião Melo reúne-se na com gestores dos hospitais para avaliação do cenário epidemiológico.  

Agravamento hospitalar

A ideia vem num momento que a Capital enfrenta uma forte elevação nas internações pela doença. Nesta quarta-feira, 400 leitos de UTI estavam ocupados por pacientes da Covid-19. Outros 67 casos confirmados estavam em emergência, aguardando vaga na terapia intensiva.

 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895